Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Sem categoria 14/05/2018

UEPG encerra inscrições para o Vestibular de Inverno nesta terça-feira

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG encerra inscrições para o Vestibular de Inverno nesta terça-feira

Terminam nesta terça-feira (15) as inscrições para o Vestibular de Inverno 2018 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no endereço www.cps.uepg.br/vestibular. A taxa de inscrição no valor de R$ 145,00 poderá ser recolhida até quarta-feira (16) nas agências bancárias ou locais integrados ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária.

As provas serão aplicadas em 8 e 9 de julho em 14 cidades - em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória. A instituição oferta 726 vagas, nos câmpus de Ponta Grossa e Telêmaco Borba.

De acordo com a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), a partir deste ano os concursos vestibulares da UEPG terão novidades. O coordenador do órgão, Edson Luís Marchinski, comenta que as mudanças já são de conhecimento dos mais de 3 mil estabelecimentos de ensino cadastrados no sistema da CPS, em comunicado enviado por e-mail no final de 2017. “Agora é importante que os candidatos também tomem ciência desses avanços nos processos de seleção da UEPG”.

Obras literárias

Entre as mudanças, ele cita a nova relação de obras literárias para as questões de Literatura Brasileira e da prova de Língua Portuguesa: As Meninas (Lygia Fagundes Telles), Auto da Compadecida (Ariano Suassuna), Bagagem (Adélia Prado), Dom Casmurro (Machado de Assis) e O Mestre e o Herói (Domingos Pellegrini).

Também foram alterados o número de questões (de 56 para 60), da pontuação (3.360 para 3.600) e do tempo da prova de Conhecimentos Gerais (3h30 para 4h), com a inclusão das disciplinas de Arte, Educação Física, Filosofia e Sociologia; e a pontuação da Redação, de 670 para 700 pontos.

Calendário

De acordo com o calendário do Vestibular de Inverno 2018, após a inscrição os candidatos terão o período de 17 a 21 de maio para a retificação dos dados cadastrais. Para isso devem recolher, até 22 de maio, uma taxa no valor de R$ 29,00.

A partir de 8 de junho, a CPS divulgará os locais de provas e o ensalamento dos candidatos. Nos dias 8 a 9 de julho, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Gerais e Redação e Vocacionada, com divulgação dos cadernos de questões nos mesmos dias, às 20h. Os gabaritos serão publicados em 10 de julho, às 17h. Até 31 de agosto, a CPS divulga a relação de aprovados em primeira chamada.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o sistema da CPS (www.cps.uepg.br/vestibular), fazer o download, impressão e a leitura do Manual do Candidato. Em seguida, imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Para a montagem do cadastro é indispensável o correto atendimento às orientações contidas no sistema. Ao término do processo, o sistema apresenta um ‘check list’ das informações prestadas para confirmação. Após, eventuais alterações só deverão ser procedidas no período estipulado para a retificação das informações.

A UEPG não utiliza ficha de inscrição para o acesso aos locais de prova. Basta apresentar um documento original e oficial de identificação. Os candidatos serão identificados pelos fiscais de sala mediante a coleta de impressões digitais (identificação datiloscópica).

Por meio do aplicativo Vestibular UEPG o candidato poderá acompanhar a situação de sua inscrição, informação sobre o pagamento da taxa de inscrição, locais de provas, número de candidatos por vaga, resultado das provas e desempenho individual. O candidato receberá ainda notificações instantâneas com informações e dicas importantes sobre o vestibular. O aplicativo é gratuito e está disponível no Google Play Store, para aparelhos que utilizam o sistema operacional Android.

Cotas e nome social

A UEPG possibilita aos candidatos a opção pelo sistema de cotas, para o qual a instituição reserva 50% das vagas, sendo 40% para a cota de estudantes da rede pública e ensino e 10% para negros também oriundos do sistema público de ensino. Nos dois casos, no ato da matrícula, o candidato aprovado deverá comprovar por meio do histórico escolar que estudou todas as séries do ensino fundamental e do ensino médio na rede pública. Candidatos que não se enquadram nessa condição devem se inscrever na cota universal.

Os concursos promovidos pela UEPG também permitem aos candidatos a utilização do nome social. De acordo com o Regimento Geral da instituição, “por ocasião da inscrição no processo seletivo, o candidato travesti ou transexual, se maior de 18 anos, poderá requerer por escrito o uso do nome social para que seja utilizado durante os procedimentos de seleção. O requerimento deve ser protocolado no Protocolo Geral da UEPG, no Centro de Convivência, no Campus da UEPG em Uvaranas. Ao requerimento, o interessado deverá anexar uma fotocópia de um documento oficial de identificação com foto.

Para informações sobre número de vagas e outros detalhes, os interessados devem acessar o endereço http://www.cps.uepg.br/vestibular. (Com assessoria)