Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Sem categoria 20/04/2018

SAMU/Escola: Programa terá educadores físicos como multiplicadores

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
SAMU/Escola: Programa terá educadores físicos como multiplicadores

Já reconhecido em 2017 pelo Prêmio Gestor Público do Paraná – honraria concedida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Estado – o Projeto Samu/Escola, da Prefeitura de Ponta Grossa, aprimorou o programa para este ano. Em 2018, o primeiro treinamento foi realizado com todos os professores de Educação Física das escolas municipais. Eles serão multiplicadores de conhecimentos dentro do programa, uma parceria entre o SAMU e as secretarias de Saúde e Educação.

A formação ocorreu nesta sexta-feira (20), com 115 profissionais da área, no Auditório Eunice Miró Guimarães, na Vila Coronel Cláudio. Foram compartilhados conhecimentos teóricos, práticos e experiências entre os profissionais do SAMU e das escolas.

“É comum que os professores da área de Educação Física tornem-se referência nas escolas, quando falamos de atendimento de primeiros socorros, especialmente porque eles possuem uma formação maior nesta área dentro da graduação. Então vamos ampliar este conhecimento, transformando os profissionais também em multiplicadores para a comunidade escolar”, aponta Rozângela Ribeiro, coordenadora do programa pelo SAMU.

Habilidades

Além de aprimorar as habilidades dos trabalhadores das escolas para agir em caso de traumas, acidentes, casos clínicos e outras situações que possam ocorrer, o projeto também realiza conscientização contra o famigerado ‘trote’ junto aos alunos, oferecendo conhecimentos de primeiros socorros também às crianças do 4º ano – além de simulados de acidentes que chamam a atenção das crianças.

Conforme uma das coordenadoras da área de Saúde na Escola da SME, Vilma Santos, o projeto irá disseminar cada vez mais as informações, que podem salvar vidas. “Os professores, serventes e escriturários estarão constantemente revendo estes procedimentos, em uma preparação constante. Nosso objetivo é passar também para a comunidade escolar, em reuniões com pais, tornando cada dia mais seguro o dia a dia nas escolas e nas famílias”, aponta Vilma. A equipe da SME é composta pelos professores Silmara martins, Vilma Santos, Anderson Ribeiro e Mauricio Kusnik.