Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 10/04/2018

Aliel entrega carta de reivindicações da região a Cida Borghetti

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Aliel entrega carta de reivindicações da região a Cida Borghetti

A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), recebeu no início da noite desta segunda-feira (9), no Palácio Iguaçu, o deputado federal Aliel Machado (PSB). Cida e Aliel conversaram por mais de 30 minutos sobre demandas e iniciativas para o desenvolvimento de Ponta Grossa, dos Campos Gerais e do Paraná.

Aliel entregou a Governadora um documento com sugestões para a gestão da progressista do Paraná, documento com críticas à gestão anterior - Aliel fez oposição ferrenha ao governo de Beto Richa (PSDB), agora ex-governador. Atualmente o PSB faz parte da base do Governo do Estado na Assembleia Legislativa e organiza a candidatura do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, filiado na última sexta-feira (6).

Essa é a primeira vez que Aliel se aproxima do Governo do Estado. Na carta entregue à governadora, o parlamentar destaca que esse seria um "novo governo". "Acredito que a Cida possa rever alguns equívocos do governador anterior podem ser revistos e repensados", destacou Aliel.

Entre os aspectos sugeridos pelo deputado está a reincorporação do TIDE (Tempo integral de dedicação exclusiva) à aposentadoria dos professores universitários. Machado também pede "tratamento digno" aos servidores estaduais e cobra uma diminuição da carga tributária praticada no Estado.

Outro tema citado por Aliel diz respeito à renovação dos contratos de pedágio - Aliel sugere que os atuais contratos não sejam renovados automaticamente. A carta trás ainda "atenção" no debate sobre a área de preservação ambiental (APA) da Escarpa Devoniana.

Representação feminina

Na carta apresentada, Aliel destaca ainda a importância da posse de Cida, primeira mulher da história a chegar ao cargo de governadora, além de ressaltar que Borghetti nomeou uma mulher como comandante-geral da Polícia Militar, pela primeira vez na história. O deputado também é autor de um projeto de lei que prevê que transforma em ficha-suja agressores de mulheres.

Cenário político

Enquanto Aliel flerta um aproximação com Cida, o deputado federal Sandro Alex (PSD) é um dos principais organizadores da campanha de Ratinho Jr, deputado estadual e virtual candidato ao Governo do Estado. Além disso, o deputado estadual Marcio Pauliki (SD), que será candidato a deputado federal em outubro, apoia e organiza a candidatura de Osmar Dias para o Palácio do Iguaçu. (As informações são de Afonso Verner do Portal aRede!)