Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Política Ponta Grossa 05/04/2018

Ponta Grossa adota Sistema de Gestão Ambiental do IAP

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ponta Grossa adota Sistema de Gestão Ambiental do IAP

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou na manhã desta quinta-feira (05) de uma solenidade em Curitiba para homologação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).  A homologação aconteceu na sede da Celepar, permitindo que o Município agora faça uso do SGA, um sistema pioneiro que agiliza em até 60% o tempo de resposta ao usuário e padroniza as solicitações e emissão de licenciamento ambiental.

“O IAP iniciou hoje o trabalho de homologação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) utilizado para o protocolo de solicitação de licenciamento ambiental online em Ponta Grossa. É mais uma conquista para a gestão, que resultará em redução da geração de papel, agilidade ao requerente e mais segurança nas informações do licenciamento, que são os pontos fortes deste sistema”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Solução informatizada

O SGA é uma solução informatizada que, dentre demais facilidades, permite aos usuários a requisição de licenças pela internet e consultas relacionadas ao processo, com as seguintes atividades disponíveis para requerimento de licenças: Licenciamento Ambiental; Industrial; Comerciais e Serviços; Agropecuário (Suinocultura e Avicultura); Imobiliário; Tratamento, armazenamento e disposição final de resíduos sólidos industriais, urbanos e de serviços de saúde para emissão da licença ambiental; e Postos de combustíveis.

De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná, além de uma solução informatizada para emissão de licenças ambientais, permitindo aos usuários a requisição de licenças pela internet, o SGA também é integrado com uma base de dados georreferenciados que serve de apoio à tomada de decisão na emissão de pareceres e laudos técnicos, bem como na decisão administrativa, além de dar suporte aos módulos de monitoramento e fiscalização.

Transição gradual

“Faremos a transição gradual para este novo sistema, porque ainda existem processos impressos em trâmite. Nossa expectativa é de que até o final deste ano já estejamos usando 100% o processo online, mais seguro e mais sustentável, sem nenhum custo para o Município”, destaca o secretário, Paulo Barros.

A cerimônia foi realizada na sede da Celepar, com a presença do presidente Jacson Carvalho Leite; do diretor da Celepar, Nelson Garcia; do presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato; do secretário e outros representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa; do secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo; e demais autoridades. (Com assessoria)