Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Sem categoria 15/02/2018

AMTT programa série de mudanças para melhorar o trânsito; confira o que vai mudar

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
AMTT programa série de mudanças para melhorar o trânsito; confira o que vai mudar

A partir do próximo domingo, dia 18 de fevereiro, Ponta Grossa passará por diversas melhorias de acesso e sinalização do trânsito. As adequações, resultado da conclusão de estudos realizados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), devem se estender pelos próximos meses e contemplam um cronograma de intervenções que inclui a criação de rotatórias e o incremento na sinalização de diversas regiões do município.

Segundo o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, a primeira delas, a implantação de uma rotatória no cruzamento entre a avenida Ernesto Vilela e a rua Maurício de Nassau irá otimizar o fluxo de veículos que passam pela região sem a necessidade de grandes intervenções.

“Através dos estudos desenvolvidos pela AMTT, identificamos que poderíamos ganhar mais fluência e mobilidade com a rotatória sem trazer qualquer prejuízo à segurança de pedestres e motoristas, e por isso decidimos investir nessa melhoria. É uma alteração importante, sem grandes custos, e que deve contribuir muito para a região”, destaca Pellissari.

No Centro

Com a conclusão das adequações necessárias para a criação da rotatória, a AMTT prevê o incremento da sinalização horizontal entre as ruas Augusto Ribas e Marechal Deodoro. O trecho, localizado na região Central, ganhará uma nova disposição de faixas, que possibilitarão ao motorista mais agilidade e segurança durante as conversões.

“O objetivo é de que, com a readequação da sinalização nesse local, seja possível ordenar de forma mais eficiente o trânsito, o que garante a acomodação de um fluxo maior e melhora a visibilidade dos condutores, promovendo mais segurança”, explica o diretor de trânsito e engenheiro da AMTT, Plínio Vivan Filho.

Ele conta que as mudanças viabilizarão a criação de uma faixa conversão livre para os motoristas que trafegam pela Marechal Deodoro e pretendem acessar a Augusto Ribas. A previsão é que as mudanças ocorram ainda no início de março.

Ações seguem até abril

Além das melhorias previstas ainda para o mês de fevereiro, o cronograma estabelecido pela AMTT também prevê adequações até abril. Segundo o órgão, a expectativa é de que os trabalhos programados para diversos locais se estendam por um curto período de tempo.

"A previsão é de que haja, durante os meses de  março e abril, a implantação de uma outra rotatória na avenida Ernesto Vilela na interseção com a rua Júlio de Castilho, além da readequação dos cruzamentos entre as ruas Monteiro Lobato com Charles Renalti e Augusto Ribas com Santana. No mês de abril, será a vez dos cruzamentos das ruas Ernani Batista Rosas e Deco Fagundes e da João B. Silva e Francisco Ferreira”, ressalta Pellissari.

Bloqueios e alterações de itinerários de ônibus

“Junto às mudanças empreendidas pelas equipes da AMTT para a melhoria do trânsito do município, ocorrerão alguns bloqueios de vias e a alteração de algumas linhas do transporte coletivo do município”, explica o coordenador de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes. No entanto, ele salienta que os cidadãos que se deslocam pelas regiões que passarão por melhorias podem ficar tranquilos em relação às medidas necessárias.

“A princípio, os bloqueios serão totais e/ou  parciais por períodos de no máximo um dia, que é o tempo previsto para a conclusão dos trabalhos das equipes de sinalização. Nesse período os agentes de trânsito estarão nos locais orientando a população. Todas as mudanças e prazos, incluindo as alterações dos itinerários de ônibus e as rotas alternativas, serão divulgadas pela AMTT através dos órgãos de comunicação para que sejam evitados transtornos e desencontros. Nosso objetivo é de que tudo ocorra da forma mais tranquila possível”, conclui Pontes.

Confira as datas previstas*:

18 de fevereiro – Implantação de rotatória Ernesto Vilela x Maurício de Nassau

01 de março – Adequação de sinalização – Augusto Ribas x Marechal Deodoro

11 de março - Implantação de rotatória na Rua Ernesto Vilela x Júlio de Castilho

21 de março – Adequação de sinalização Monteiro Lobato x Charles Renalti

28 de março – Adequação de sinalização Augusto Ribas x Santana –

01 de abril – Adequação de sinalização Ernani B. Rosas x Deco Fagundes

08 de março -Adequação de sinalização – João B. Silva x Francisco Ferreira

 

*A data de realização das intervenções pode sofrer alterações devido a questões climáticas ou, caso necessário, remanejamento de equipes para a realização de outras melhorias no município. (Com assessoria)