Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Sem categoria 02/02/2018

Educadores retornam ao trabalho para preparar ano letivo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Educadores retornam ao trabalho para preparar ano letivo

Antes de receber as crianças, no próximo dia 15, os professores da Rede Municipal de Educação têm ainda muito trabalho pela frente. A tarefa começou na última quinta-feira, dia 1º de fevereiro, com a recepção das diretoras e pedagogas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa para o início do ano letivo de 2018. As profissionais da Educação Infantil, responsáveis pela educação das crianças até 5 anos, foram recepcionadas e receberam as primeiras orientações da secretária Esméria Saveli, no anfiteatro Eunice Guimarães, anexo à Escola Municipal Coronel Cláudio. Nesta sexta foi a vez das diretoras e pedagogas do Ensino Fundamental – para as crianças de 6 a 10 anos.

Esta quinta foi também o primeiro dia de trabalho de todas as profissionais que prestam serviços nas escolas. Os professores já estão de volta ao trabalho, em trabalhos internos – assim como os serventes e escriturários escolares.

Orientações

Até o dia 9 de fevereiro serão repassadas diversas informações e orientações a respeito do ano letivo, primeiramente às diretoras e pedagogas e, posteriormente, em reuniões diretas nas escolas. Cerca de 50% das diretoras estão assumindo neste ano as unidades escolares, após as eleições realizadas em 2017. Durante este período, todas as unidades serão organizadas administrativa e pedagogicamente para o início das aulas, que será no dia 15 deste mês.

Para este início, estão sendo repassadas as principais orientações, projetos e novidades do ano. “Este é um momento muito importante, pois estamos retomando os diversos conceitos e ideias que norteiam todo o trabalho realizado nas escolas e CMEIs de nossa cidade. A formação de nossos profissionais em Ponta Grossa é um trabalho permanente, que leva em conta as experiências que ocorrem ano a ano e os novos conhecimentos da área da Educação. Além disso, essa atualização precisa ser constante, porque as crianças de cada geração são diferentes da geração anterior. Precisamos estar atentas a todas as questões”, comenta a secretária Esméria Saveli.

31 mil alunos

Para este ano estão matriculadas 31 mil crianças nas 144 instituições escolares de Ponta Grossa. São 84 Escolas e 60 CMEIs, com 10,3 mil alunos na Educação Infantil (01 a 05 anos) e outros 20,7 mil no Ensino Fundamental (05 a 10 anos). (Com assessoria)