Sem categoria

Educadores retornam ao trabalho para preparar ano letivo

Antes de receber as crianças, no próximo dia 15, os professores da Rede Municipal de Educação têm ainda muito trabalho pela frente. A tarefa começou na última quinta-feira, dia 1º de fevereiro, com a recepção das diretoras e pedagogas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa para o início do ano letivo de 2018. As profissionais da Educação Infantil, responsáveis pela educação das crianças até 5 anos, foram recepcionadas e receberam as primeiras orientações da secretária Esméria Saveli, no anfiteatro Eunice Guimarães, anexo à Escola Municipal Coronel Cláudio. Nesta sexta foi a vez das diretoras e pedagogas do Ensino Fundamental – para as crianças de 6 a 10 anos.

Esta quinta foi também o primeiro dia de trabalho de todas as profissionais que prestam serviços nas escolas. Os professores já estão de volta ao trabalho, em trabalhos internos – assim como os serventes e escriturários escolares.

Orientações

Até o dia 9 de fevereiro serão repassadas diversas informações e orientações a respeito do ano letivo, primeiramente às diretoras e pedagogas e, posteriormente, em reuniões diretas nas escolas. Cerca de 50% das diretoras estão assumindo neste ano as unidades escolares, após as eleições realizadas em 2017. Durante este período, todas as unidades serão organizadas administrativa e pedagogicamente para o início das aulas, que será no dia 15 deste mês.

Para este início, estão sendo repassadas as principais orientações, projetos e novidades do ano. “Este é um momento muito importante, pois estamos retomando os diversos conceitos e ideias que norteiam todo o trabalho realizado nas escolas e CMEIs de nossa cidade. A formação de nossos profissionais em Ponta Grossa é um trabalho permanente, que leva em conta as experiências que ocorrem ano a ano e os novos conhecimentos da área da Educação. Além disso, essa atualização precisa ser constante, porque as crianças de cada geração são diferentes da geração anterior. Precisamos estar atentas a todas as questões”, comenta a secretária Esméria Saveli.

31 mil alunos

Para este ano estão matriculadas 31 mil crianças nas 144 instituições escolares de Ponta Grossa. São 84 Escolas e 60 CMEIs, com 10,3 mil alunos na Educação Infantil (01 a 05 anos) e outros 20,7 mil no Ensino Fundamental (05 a 10 anos). (Com assessoria)

Confira outros Posts