Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Sem categoria 18/01/2018

Acesso ao novo Contorno de Castro será asfaltado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Acesso ao novo Contorno de Castro será asfaltado

O Governo do Estado vai asfaltar o acesso ao novo contorno de Castro, nos Campos Gerais. Nesta quinta-feira (18), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) abriu os envelopes com as propostas de preços para a obra de pavimentação de 2,6 quilômetros da PR-090, entre a interseção da PR-340 até o final do futuro Contorno de Castro.

É a segunda licitação de obra prevista no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que investirá um total de US$ 435 milhões em parceria entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Quatro empresas apresentaram propostas para o trecho da PR-090, com descontos de até 22% em relação ao preço máximo de R$ 16,9 milhões, previsto no edital.

Primeiro passo

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a pavimentação do trecho é o primeiro passo para a implementação do contorno no município, medida que vem sendo estudada para diversos municípios do Paraná.

“Antigamente, havia um entendimento das pessoas que a rodovia passando por dentro da cidade era benéfico. Esse conceito mudou devido aos transtornos causados pelo fluxo de veículos. Hoje, a maioria da população reivindica a construção de contornos para melhorar a logística do município”, explica o secretário.

Além da pavimentação, o projeto prevê obras de drenagem, terraplanagem, obras de arte especiais, sinalização, iluminação pública, remanejamentos, desapropriação, melhorias ambientais e obras complementares.

Nova fase

Após a abertura das propostas, a comissão de licitação do DER fará uma última revisão da documentação das empresas candidatas e das propostas dos preços. O resultado será publicado posteriormente no Diário Oficial, com prazo de 5 dias para recursos administrativos dos participantes.

Caso todos os procedimentos ocorram conforme o previsto, as obras devem ser iniciadas neste primeiro trimestre de 2018, com conclusão prevista em até 300 dias a partir da assinatura da ordem de serviço.

Cronograma

Além da pavimentação da PR-090 em Castro, foram abertas na última quarta-feira (17) as propostas para o asfaltamento de 27,1 quilômetros da PR-449, entre Coronel Domingos Soares e Palmas.

Para fevereiro, estão programadas as aberturas de propostas de pavimentação da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, e o lançamento do edital para asfaltamento da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul. Estas três obras também estão incluídas no programa financiado com recursos do BID. (Fonte: ANPr)