Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política Ponta Grossa 08/01/2018

Sandro Alex destaca cooperação entre HU e Hospital da Criança

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Sandro Alex destaca cooperação entre HU e Hospital da Criança

O centro cirúrgico pediátrico do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais foi inaugurado nesta segunda-feira (08), com a presença do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. O novo espaço também servirá para realizar cirurgias, já a partir desta segunda-feira, nas crianças atendidas pelo Hospital da Criança. A cooperação entre Estado e Município foi destacada pelo deputado federal Sandro Alex (PSD), que trabalhou junto ao prefeito Marcelo Rangel (PPS), o secretário Caputo Neto e o governador Beto Richa (PSDB) para conquistar mais esse benefício ao setor de Saúde Pública.

As cirurgias vão atender desde recém-nascidos até crianças de 14 anos. O atendimento será possível com a inauguração da ala de cirurgia pediátrica no HU, com capacidade para realizar cerca de 60 cirurgias por mês.

Na prática, as crianças que antes precisavam ser encaminhadas para cirurgias fora de Ponta Grossa, passarão a ter todo o atendimento dentro do município, com maior comodidade e segurança, já que não vão precisar encarar viagens.

O deputado explica que foram destinados oito leitos e equipe de enfermagem especializada para atendimento a crianças na nova ala de cirurgia pediátrica do HU, depois de investimentos estaduais para aquisição de instrumentos cirúrgicos, acessórios e equipamentos para propiciar assistência de qualidade e humanizada.

Cirurgias

Assim, as crianças passarão a contar com cirurgias dentro da cidade para casos como apendicite, hérnias enclausuradas e torção de testículo, que são situações de urgência que necessitam de intervenção multiprofissional das equipes de cirurgia, radiologia, pediatria, anestesia, enfermagem, análises clínicas e farmácia, entre outros.

Sandro Alex salientou o empenho do governador Beto Richa e do prefeito Marcelo Rangel para solucionar de forma imediata a demanda por cirurgias pediátricas em Ponta Grossa, também atendendo cidades da região. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará uma ambulância dedicada para transporte das crianças ao HU e posterior retorno pós-recuperação da cirurgia.

“Trata-se de uma ótima notícia para o atendimento pediátrico das nossas crianças, pois não precisaremos mais encaminhá-las para fora de Ponta Grossa. Cerca de 90% dos casos de cirurgias pediátricas passarão a ser atendidos aqui mesmo na cidade”, ressalta Sandro Alex.

O prefeito Marcelo Rangel também destacou o investimento do Estado no HU e a cooperação firmada com o Município para atender a demanda do Hospital da Criança. “É muito importante essa cooperação. O secretário Caputo Neto , juntamente com o governador Beto Richa, têm sido muito sensíveis às necessidades de Ponta Grossa”, disse Rangel.

Avanço

O HU já realizava cirurgias de trauma pediátrico (acidentes e quedas) e agora passa a oferecer mais uma especialidade juntamente com cirurgias eletivas e UTI Neo e Pediátrica, consolidando como hospital público de assistência e ensino, pois possibilitará que acadêmicos de Medicina e Enfermagem e residentes médicos e multiprofissionais aprendam no próprio Hospital Universitário.

“É um avanço significativo para Ponta Grossa e para os Campos Gerais esse novo centro cirúrgico pediátrico. O governo do Estado não tem medido esforços para investir no Hospital Regional, que já é o principal hospital da região”, declarou o secretário Michele Caputo Neto.

[caption id="attachment_26033" align="alignright" width="576"] O juiz federal Antônio César Bochenek esteve nesta segunda-feira, 08, prestigiando a inauguração do Centro Cirúrgico Pediátrico no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, junto com o deputado federal Sandro Alex | Foto: Doc.com[/caption]

Centro cirúrgico do Hospital da Criança

A cooperação entre Hospital Universitário e Hospital da Criança vai passar a atender desde já a demanda das cirurgias pediátricas. Entretanto, existe uma outra frente de trabalho de cooperação que está focada na recuperação do centro cirúrgico do próprio Hospital da Criança, ainda para 2018.

Nos próximos dias, segundo Sandro Alex, será anunciado um aporte financeiro do Ministério Público Federal na ordem de R$ 600 mil, além de uma emenda do parlamentar, de mais R$ 600 mil, para reforma do centro cirúrgico, também com a aquisição de novos equipamentos, em uma parceria com a Prefeitura Municipal. O anúncio será formalizado pelo parlamentar, juntamente com o juiz federal Antônio César Bochenek, o procurador da República, Osvaldo Sowek Junior, e o prefeito Marcelo Rangel.

“A Prefeitura tem buscado soluções e investimentos para o Hospital da Criança, que já faz um trabalho excepcional de pronto-atendimento e triagem, e que agora, com essas parcerias, vai passar a atender a curto e médio prazo a demanda por cirurgias pediátricas. O Governo do Estado também tem sido sensível aos casos de saúde de Ponta Grossa e da região, através do empenho do governador Beto Richa e do secretário Caputo Neto”, destaca Sandro Alex. (Fonte: assessoria)