Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Sem categoria 28/12/2017

UEPG anuncia datas e mudanças nos vestibulares e PSS 2018

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG anuncia datas e mudanças nos vestibulares e PSS 2018

A Coordenadoria de Processos Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anuncia as datas dos vestibulares e Processo Seletivo de 2018, bem como as novidades nas provas de Conhecimentos Gerais dos concursos vestibulares a partir do próximo ano.

De acordo com o coordenador da CPS, Edson Luiz Marchinski, um comunicado já foi enviado aos cerca de três mil estabelecimentos de ensino cadastrados no sistema do órgão, para conhecimento e adequação às mudanças que incluem também nova relação de obras literárias para as questões de Literatura Brasileira da prova de Língua Portuguesa.

De acordo com o Calendário Universitário, aprovado pelo Conselho Universitário da UEPG, em 14 de dezembro, as provas do Vestibular de Inverno ocorrerão nos dias 8 e 9 de julho de 2018. Já o Vestibular de Verão tem provas agendadas para 9 e 10 de dezembro. O Processo Seletivo Seriado – PSS 2018 ocorrerá em 18 de novembro. As datas de inscrição de cada concurso serão informadas em editais específicos.

Novidades

As novidades nos concursos vestibulares incluem o aumento do número de questões na prova de Conhecimentos Gerais. A partir do próximo ano serão 60 questões (eram 56). Isso porque foram incluídas mais quatro disciplinas no conteúdo programático.

“Além das disciplinas que fazem parte atualmente (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Física, História, Geografia, Química, Biologia, Língua Estrangeira), foram inclusas as disciplinas de Arte, Educação Física, Filosofia e Sociologia”, informa o coordenador da CPS. Serão cinco questões de cada disciplina.

A prova objetiva de Conhecimentos Gerais passará a valer 3.600 pontos. Até estão, eram 3.360 pontos. A Redação também terá a pontuação aumentada, de 670, para 700 pontos. Com aumento do número de questões, a duração da prova passará de 3h30min, para 4 horas. Segundo, Edson Luiz Marchinski, a Prova Vocacionada, na qual o candidato responde questões específicas da área de conhecimento do curso pelo qual optou, permanece inalterada, com o mesmo número de questões, pontuação e duração.

Obras literárias

Os candidatos também já podem se preparar para as questões de Literatura Brasileira, adiantando-se na leitura das novas obras indicadas para o PSS e vestibulares. Para o PSS I (primeira série do ensino médio), a CPS indica Sermão da Sexagésima (Padre Antônio Vieira) e Melhores Poemas (Cláudio Manuel da Costa); para o PSS II (segunda série), Inocência (Visconde de Taunay) e Melhores Poemas (Raimundo Correia); e para PSS III (terceira série), As Meninas (Lygia Fagundes Telles), Auto da Compadecida (Ariano Suassuna). Bagagem (Adélia Prado), Dom Casmurro (Machado de Assis) e O Mestre e o Herói (Domingos Pellegrini). Para os concursos vestibulares, será cobrada a leitura das mesmas obras do PSS III.

Mais informações, acesse o site cps.uepg.br.