Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política Ponta Grossa 18/12/2017

Por 12 x 11 votos, projeto que liberava criação de porcos de estimação é rejeitado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Por 12 x 11 votos, projeto que liberava criação de porcos de estimação é rejeitado

Projeto de autoria do vereador George de Oliveira (PMN) que tratava da liberação para criação de porcos de estimação em Ponta Grossa foi rejeitado pelos vereadores por 12 votos a 11, na sessão desta segunda-feira (18). O autor apresentou a matéria após repercussão do porco Estiven nas redes sociais, que acabou sendo retirado da dona depois de uma fiscalização do Departamento de Zoonoses diante do descumprimento da lei atual.

O projeto previa que a criação de porcos de estimação seria permitida no espaço urbano desde que cumpridos alguns critérios, como vacinação, desverminação e assistência médica veterinária. Porém, na prática, a maioria dos vereadores votou contra a proposta por entender que poderia abrir precedente para criação descontrolada de suínos pela cidade.

A rejeição do projeto acabou gerando um mal estar em plenário logo após a votação. George não aceitou bem o resultado e saiu indagando quem teria articulado para a derrubada da matéria. Após conversas em tom mais ríspido com alguns vereadores, o parlamentar do PMN disparou em alto em bom som: "algum filho da ... armou contra mim e vou descobrir quem foi".

Embate

Pouco tempo depois, ainda em plenário, culpou o discurso proferido pelo vereador Eduardo Kalinoski (PSDB) para a desaprovação do projeto. Kalinoski usou a palavra durante a discussão da proposta para expor sua contrariedade. George chegou a mandar mensagem para a veterinária dona do porco Estiven para atribuir a Kalinoski a não aprovação. O parlamentar do PSDB, entretanto, ressaltou que apenas seguiu seu pensamento de que o projeto não seria benéfico para a cidade.

Projeto enviado pelo Executivo, que trata do mesmo assunto, será arquivado na Câmara por ter teor similar ao da proposta rejeitada de George.

Como votaram os vereadores:

Contrários:

Celso Cieslak

Divo

Mingo Menezes

Eduardo Kalinoski

Pastor Ezequiel

Felipe Passos

Sargento Guiarone

Dr. Magno

Pietro Arnaud

Professora Rose

Victor Hugo Oliveira

Valtão

Favoráveis:

George de Oliveira

Geraldo Stocco

Florenal

Jorge da Farmácia

Dr. Zeca

Paulo Balansin

Ricardo Zampieri

Rogério Mioduski

Rudolf Polaco

Sebastião Mainardes Junior

Vinícius Camargo