Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política Ponta Grossa 15/12/2017

Aliel fala sobre combate à corrupção a convite do Ministério Público

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Aliel fala sobre combate à corrupção a convite do Ministério Público

O deputado federal Aliel Machado (Rede) foi um dos palestrantes da Semana do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que ocorreu na quinta-feira, 14, em Recife. Ao lado do deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ), Aliel falou sobre os desafios do Ministério Público no Congresso Nacional.

Os debatedores ressaltaram a importância do MP no combate à corrupção. Os representantes da instituição chamaram a atenção para as tentativas de desmobilizar o MP que estão tramitando no Parlamento.

Para Aliel, a crise política pela qual o país atravessa tem destacado o papel fundamental que o Ministério Público ocupa hoje na sociedade. “O MP, assim como todo o Judiciário, tem atuado de forma firme no combate à corrupção. Acompanhamos na Câmara inúmeras tentativas de desmobilizar esse trabalho. Mas precisamos seguir adiante, dentro da lei, para que as instituições funcionem e fortaleçam cada vez mais a democracia”, afirmou.

Projetos e resoluções

O ponta-grossense tem se destacado na Câmara Federal pela apresentação de projetos e resoluções que visam dificultar a prática de corrupção por parte dos representantes públicos. As ações propostas pelo parlamentar vão desde a punição ao gestor que não der a devida utilização de bem público até a instalação de rastreadores nos veículos públicos.

As medidas anticorrupção foram destaque no estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) que fez um levantamento entre os parlamentares e publicou no livro “Diagnóstico Institucional: primeiros passos para um plano nacional anticorrupção”.

Na prática

Para o parlamentar, que foi membro da comissão que analisou as 10 medidas de Combate à Corrupção – propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) -, a corrupção tem que ser enfrentada na prática e não apenas no discurso. “Nós temos buscado propostas que combatam a prática de ilícitos e o desperdício de recursos por parte dos gestores públicos. A sociedade não suporta mais tanto dinheiro sendo desviado enquanto falta estrutura e recursos para a saúde e a educação, por exemplo”, criticou Aliel.

Também dividiram o palco no evento o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, e o presidente da Associação do Ministério Público (Amppe), Roberto Brayner. (Fonte:assessoria / Foto: MP)