Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 11/10/2017

Câmara aprova projeto de incentivo para a participação de jovens na política

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

A Câmara de Ponta Grossa aprovou nesta quarta-feira (11), em primeira discussão, o projeto de lei (PL) 86/2017. De autoria dos vereadores Vinícius Camargo (PMB) e Geraldo Stocco (Rede), a proposta cria o projeto ‘Câmara Jovem’, iniciativa que deverá incentivar a participação de adolescentes na política. A proposta será novamente discutida na próxima segunda-feira (16).

No plenário da Casa de Leis, o projeto foi elogiado por outros vereadores, entre eles a parlamentar Professora Rose (PSB) – a proposta quer reproduzir a estrutura do Legislativo para a participação de jovens do ensino médio. Aprovado por unanimidade, o projeto será novamente discutido na próxima sessão ordinária da Casa de Leis e, caso ganhe o aval do plenário, seguirá para sanção do prefeito Marcelo Rangel (PPS).

Consciência política

Com o intuito de fazer com que os jovens e adolescentes ganhem consciência política, a Câmara Jovem vai replicar as mesmas regras e atividades que compõem o Legislativo convencional. Segundo Vinícius e Stocco, a proposta prevê que ao menos 23 colégios públicos e particulares da cidade participem da iniciativa. Cada um deles elegerá internamente um(a) vereador(a) para participar de atividades escolares mensais semelhantes às do Legislativo.

Os próprios idealizadores do projeto são fruto da renovação do Legislativo Municipal em 2016 que passou da casa dos 65%. Stocco (Rede), com 23 anos, e Vinícius, com 27 (ambos cumprindo o primeiro mandato), foram eleitos em 2016 apostando na força dos jovens na política. “Nós somos frutos de uma renovação e queremos fazer com que os jovens se interessem pela política, atividade que muda a vida das pessoas”, argumenta o vereador Vinícius Camargo.

Stocco lembra que diante da profunda crise política-institucional vivenciada no Brasil, o incentivo da participação de jovens na política é fundamental para ‘oxigenar’ o sistema. “Precisamos de pessoas novas na política, pessoas que discordem das velhas práticas e façam do ambiente público da política um espaço mais democrático”, defendeu o líder da Rede Sustentabilidade.

Legado

Stocco e Vinícius Camargo ressaltaram o legado que será criado pela iniciativa. “Nossa proposta quer deixar um mecanismo de incentivo à participação política na cidade”, contou Vinícius. Já Stocco destacou a criação de um hábito que preveja proximidade entre jovens e o ambiente político. “Eu mesmo, antes de ser vereador, entrei pouquíssimas vezes na Câmara”, contou o vereador. (Fonte: assessoria)