Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Política 05/10/2017

Governo confirma pedido de Sandro Alex para manter UTRAs de Ponta Grossa e Castro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Governo confirma pedido de Sandro Alex para manter UTRAs de Ponta Grossa e Castro

Foi publicada nesta quarta-feira (04) no Diário Oficial da União a Portaria nº 2.123\2017, do Ministério da Agricultura, restabelecendo a abertura da Unidade Técnica Regional da Agropecuária (UTRA) de Ponta Grossa, que representa uma grande vitória do deputado federal Sandro Alex (PSD) na defesa do setor agropecuário dos Campos Gerais. O Ministério já havia garantido anteriormente a permanência da UTRA de Castro. Dessa forma, as duas cidades ficam com os escritórios do Ministério da Agricultura em funcionamento.

A portaria foi assinada pelo ministro da Agricultura em exercício, Eumar Roberto Novacki, que atendeu pedido do parlamentar para que nenhum dos dois escritórios fossem fechados diante da política de contenção de gastos. “Levamos à equipe do Ministério a importância que as UTRAs, tanto de Ponta Grossa, como de Castro, têm para a região dos Campos Gerais, e nesta quarta-feira vemos o ministro em exercício garantir o funcionamento de ambas, que é muito importante para o nosso setor agropecuário”, declara Sandro.

Entrave

Diante do anúncio neste ano por parte do Ministério da Agricultura, de que adotaria a política de fechamento de alguns escritórios, para diminuir despesas, uma portaria foi publicada fechando a unidade de Castro. Posteriormente, voltou-se atrás, manteve a de Castro, mas fechou a de Ponta Grossa. Com o impasse, Sandro Alex atuou para que nenhuma cidade fosse prejudicada. Agora, com a portaria publicada nesta quarta-feira, o entrave foi solucionado sem perdas para as duas partes.

Diversos órgãos ligados ao setor agropecuário, primeiro de Castro, depois de Ponta Grossa, procuraram o deputado para reivindicar a manutenção das UTRAs. Em Ponta Grossa, Sindicato Rural, Sociedade Rural, Núcleo da Agricultura e Prefeitura Municipal se mobilizaram. Em Castro, os órgãos da área também tomaram a mesma medida. No final do debate, os requerimentos das duas cidades foram atendidos.

“Solicitamos um estudo técnico e evidenciamos que o fechamento não resultaria em redução de custos, além de causar prejuízos enormes para uma região produtora e geradora de riquezas na área agrícola”, enfatiza Sandro, que agradeceu o atendimento despendido pelo ministro Blairo Maggi e também pelo ministro em exercício Novacki.

Compromisso

No último dia 20 de setembro, Sandro esteve em reunião com Novacki, na companhia do líder da Frente Parlamentar da Agricultura na Câmara, deputado Marcus Montes (PSD), quando recebeu a garantia de Novacki de que na primeira semana de outubro a portaria seria publicada. Agora, o compromisso foi cumprido.

“Lutei pela defesa dos dois escritórios. O que era uma disputa sobre qual ficaria aberto e qual seria fechado, se tornou uma defesa de que ambos são importantes. Não se pode manter um em detrimento do outro, sendo que as duas regiões têm a sua importância no cenário agrícola”, argumenta Sandro.

“A Agricultura é o setor que está tirando o país da crise e não podemos sacrificá-la. Sabemos que o corte de gastos é preciso, mas não em cima de uma área tão próspera nos Campos Gerais”, expõe Sandro, ressaltando que entrou no embate com um único propósito e que foi alcançado: de manter os dois escritórios. (Fonte: assessoria)

Abaixo a Portaria assinada pelo Ministério da Agricultura: