Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Política 27/09/2017

Câmara aprova política de apoio aos portadores da doença celíaca

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

A Câmara de Ponta Grossa aprovou a instituição da Política de Apoio aos Portadores da Doença Celíaca, proposta pelo vereador Vinícius Camargo (PMB) através do projeto de lei 38/2017. A medida obriga o Poder Público a criar campanhas educativas com o objetivo de esclarecer sobre os conceitos da doença, bem como os sintomas e o tratamento. O projeto foi aprovado em segunda discussão durante a tarde desta quarta-feira (27) e segue agora para a sanção do prefeito Marcelo Rangel (PPS).

O documento proposto por Camargo ainda assegura o acesso gratuito à realização de exames para o diagnóstico da doença celíaca - desde que o interessado apresente uma requisição médica. “É de extrema importância a instituição de políticas públicas para informar e conscientizar a população sobre a doença, bem como disponibilizar acesso aos exames específicos, visto que o único tratamento totalmente conhecido é a dieta totalmente isenta de glúten por toda a vida”, afirma o vereador.

A medida ainda garante o acompanhamento clínico e nutricional dos portadores da doença celíaca através da rede municipal de saúde. Para dar publicidade aos ‘benefícios’, bem como alertar sobre a importância de diagnosticar a doença, a Prefeitura de Ponta Grossa ficará responsável pela organização de campanhas anuais. Também caberá ao Poder Executivo a capacitação de profissionais da saúde sobre o tema.

Cenário

Estima-se que uma a cada cem pessoas no mundo seja portadora da doença celíaca, e que mais da metade delas não saibam. A doença ainda é desconhecida pela maioria da população, já que apenas 20% dos celíacos tem inicialmente sintomas extremos que levam a procura do médico para diagnóstico. Como consequência, o primeiro levantamento global sobre a doença, em junho de 2011, indica que ela cause a morte de cerca de 42 mil crianças por ano no mundo. (Fonte: assessoria)

O vereador Dr. Magno, que é médico, deu um testemunho durante a discussão da matéria revelando ser portador da doença celíaca, diagnosticada depois dos 30 anos de vida. O Doc.com ouviu o parlamentar a respeito do assunto. Veja:

Foto: Interne - Soluções em saúde