Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Grossa 15/08/2017

Programa 'Remédio Garantido' é lançado em Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Conforme o Doc.com adiantou ontem, o governo municipal lançou nesta terça-feira (15) o programa Remédio Garantido, que visa 'revolucionar' o fornecimento de medicamentos na rede municipal de saúde básica. Em entrevista coletiva, o prefeito Marcelo Rangel (PPS) e sua equipe de gestores da Secretaria de Saúde expuseram como vai funcionar o programa. Basicamente, os pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais unidades da rede municipal terão os medicamentos receitados garantidos através de convênio entre a Prefeitura e farmácias da rede privada.

O paciente, de posse da receita SUS, que não encontrar o remédio na esfera pública, receberá um documento para procurar a rede privada conveniada para ter acesso ao medicamento. O Município contará com até R$ 300 mil anuais para arcar com o custeio do programa.

"A nossa intenção é que não faltem medicamentos, mas nos casos em que isso não for possível, como por atraso em licitações ou mesmo por atraso dos laboratórios, o programa Remédio Garantido será um meio de não deixar esse paciente desassistido", destaca Rangel.

Mais de 15o itens

Mais de 150 medicamentos, que fazem parte da lista básica e que são de responsabilidade do Município, estarão nas farmácias credenciadas. “Todas as doenças atendidas na Atenção Primária e que necessitem de medicações como Omeprazol, Paracetamol e remédios para diabetes e hipertensão, por exemplo, poderão ser entregues pelas farmácias credenciadas”, ressalta o secretário adjunto da SMS, Robson Xavier.

Todos esses fármacos são encontrados e retirados diariamente nas UBS, sem custo, e assim também será no programa Remédio Garantido. Os medicamentos só poderão ser retirados mediante documento emitido pela UBS e não serão contempladas receitas oriundas de médicos particulares, apenas pelo SUS. O processo de chamamento das farmácias para o credenciamento já foi publicado este mês e levará cerca de 40 dias para ser concluído. (Com assessoria PMPG)