Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 03/08/2017

Prefeitura e Acipg debatem projetos para o sistema viário

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura e Acipg debatem projetos para o sistema viário

Na tarde desta quinta-feira (3), o prefeito Marcelo Rangel (PPS) e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Douglas Taques, reuniram suas equipes técnicas para debater assuntos referentes ao desenvolvimento viário do Município. A relação entre as instituições vem sendo estreitada – na última segunda-feira, por exemplo, representantes do Governo participaram da reunião da diretoria da entidade para esclarecer dúvidas e detalhar ações que impactam nos setores municipais.

Entre as pautas do encontro foram sugeridas mudanças na legislação vigente referente a passeios (calçadas). Na oportunidade, o poder municipal adiantou que está estudando um projeto que visa aumentar a fiscalização referente a cobranças de normas dos proprietários dos imóveis - que por lei são os responsáveis por garantir as boas condições dos passeios.

“Estou trocando ideias com prefeitos de outros locais, como Maringá e Blumenau, que são avançados nessa pauta. Hoje temos um número reduzido de fiscais nas ruas para uma cidade do nosso porte, mas em breve anunciaremos novidades”, contou Rangel.

Fiscalização

O procurador geral do Município, Marcus Freitas, reiterou que a Prefeitura está desenvolvendo uma forma de aumentar o número de fiscais sem novas contratações. “Para respeitar o limite prudencial e resolver o problema estamos usando da criatividade: queremos aumentar a atuação de uma categoria de servidores que já atuam nas ruas sem que haja prejuízo nas suas funções”, explica Freitas.

Para o diretor de Planejamento Urbano da ACIPG, Jarbas Goes, a conscientização da população é um dos principais pontos a ser trabalhados nesse sentido. “Conscientizar sobre o que é calçada de fato, passando pelas responsabilidades e destinação de uso, é importante para que se crie uma cultura de preservação”, afirmou Goes.

Outros pontos

Outros pontos discutidos foram a estruturação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN), a malha viária do Distrito Industrial e questões referentes ao saneamento básico, que teve seu Plano Municipal divulgado nesta semana.

Representando o Governo Municipal também estiveram presentes o secretário de Governo, Maurício Silva; o presidente do IPLAN, Ciro Ribas; o secretário de Serviços Públicos, Márcio Ferreira; a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt; o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros; e os diretores do Departamento de Urbanismo da Secretaria de Planejamento Orlando Henneberg e Izaias Salustiano. O vereador Eduardo Kalinoski representou o Poder Legislativo. (Fonte: PMPG)