Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 31/07/2017

Procon completa 30 anos em PG e reforça ações preventivas

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Com 30 anos, completados neste mês de julho, o Procon de Ponta Grossa – ou seja, a Coordenadoria Municipal de Orientação e Defesa do Consumidor, vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública – está reforçando sua ação preventiva e ampliando sua efetividade nas ações de defesa dos direitos do cidadão. Pesquisa desenvolvida pela Divisão de Controle Processual aferiu o nível de satisfação dos usuários dos serviços prestados pela instituição. Além disso, tem ampliado o desenvolvimento de pesquisas, inclusive a que demonstrou a forte aprovação do público em relação aos serviços prestados pelo órgão.

Com questionário presencial realizado no Calçadão da Coronel Cláudio, foram obtidas 530 respostas. Foram apresentadas questões fechadas sobre os graus de satisfação e de conhecimento dos entrevistados sobre o Procon Ponta Grossa. Mas os participantes puderam ainda apresentar sugestões para melhorar o desempenho do órgão.

Dos entrevistados, apenas 64 informaram não conhecer o Procon Ponta Grossa e 256 pessoas informaram jamais ter usado os serviços de atendimento do órgão. Destes, somente doze pessoas alegaram não indicar o Procon a outras pessoas com a justificativa de que seu problema não foi resolvido.

Intermediador

Porque o Procon não resolveu? O Procon é um órgão administrativo, atuando como intermediador dos conflitos nas relações de consumo. O Procon é uma solução mais rápida e menos onerosa ao consumidor. Por ser conciliador não pode julgar dano e condenar o fornecedor a arcar com indenização ao consumidor. Quando o consumidor passa pelo Procon e não tem o objeto de sua reclamação resolvido, o consumidor é devidamente orientado sobre como proceder a seguir e a empresa é autuada pela violação dos direitos do consumidor.

Sede

Em dois de junho de 2016 o Procon Ponta Grossa saiu da sede da Prefeitura Municipal e iniciou atendimento no segundo piso do Edifício Guaíra – Rua Balduíno Taques, nº445, 2ºandar. Com espaço amplo, dispõe de mais conforto e agilidade no atendimento ao consumidor. No entanto, 53% dos entrevistados afirmaram ainda não conhecer a nova estrutura bem como informaram desconhecer o fato que o Procon não está mais sediado na Prefeitura.

Dos entrevistados, 56% desconhecem qualquer ação realizada pela Coordenadoria além do atendimento e audiências. O Procon Ponta Grossa dispõe de uma equipe para realização de pesquisas divulgadas sazonalmente, as pesquisas comparativas fornecem aos consumidores um estudo detalhado da variação de preços de uma mostra coletada e dicas para uma compra consciente.

Perfil

As pesquisas de caráter comportamental realizam estudo de caso de acordo com um tema, através dessa pesquisa pode-se conhecer o perfil de consumidores locais e fornecedores de forma geral, analisando e fornecendo meios de mudar uma possível realidade. Além das pesquisas, o Procon Ponta Grossa agora possui uma Unidade Móvel percorrendo quinzenalmente bairros do município, possibilitando a população acesso fácil a informações e atendimento, além de participação em eventos, como a Ação Global e a München Fest.

O setor de Fiscalização do Procon Ponta Grossa tem desenvolvido ações como ajustamento de conduta de empresas que não atuam em conformidade com o disposto em lei e consequentemente a autuação das empresas que não se adequam ao orientado. Os serviços de informação também estão dispostos em entrevistas divulgadas em rádio e tv e através das redes sociais do órgão.

Mais números

Quando questionados sobre avaliação do órgão, 73% dos participantes avaliaram a atuação do órgão com nota de 8 a 10, 25% avaliou com nota de 4 a 7 e 2% demonstraram insatisfação. Ainda sobre a atuação do órgão, quatrocentas e sessenta e oito pessoas, equivalente a 88%, demonstraram que só tiveram conhecimento sobre a criação de um Procon em Ponta Grossa quando buscaram ajuda e não souberam informar há quanto tempo o órgão atua na cidade.

O Procon Ponta Grossa está completando 30 anos em julho. Em 07 de julho de 1987, a criação do Procon teve o pontapé inicial com a criação do Decreto Municipal nº185, desde então o órgão foi reestruturado e hoje conta com sede ampla e fixa, desenvolvendo um trabalho de relevância e confiabilidade.

Continuamente investindo na qualidade do atendimento e capacitação de seus funcionários através de cursos disponibilizados pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor, o Procon Ponta Grossa reduziu o tempo de espera no atendimento e no andamento processual, com índice de resolução de mais de 70% no atendimento e 70% no andamento processual. Deste modo, o Procon Ponta Grossa segue há 30 anos atuando conforme suas atribuições institucionais na defesa e proteção dos consumidores, buscando sempre a qualidade dos serviços prestados a todos.

Ações

De acordo com o coordenador, Edgar Hampf, o Procon está ampliando suas ações preventivas, inclusive promovendo operações de orientação aos fornecedores, como forma de orientá-los acerca de seus deveres e das penalidades advindas da violação da lei, com isso também ampliando o leque de esforços em favor do consumidor.

“A aquisição do Procon Móvel, que está permitindo ao morador de todos os bairros apresentar pessoalmente suas reclamações e receber a orientação adequada é outro ponto essencial: a descentralização dos serviços, acompanhada da forte interação já registrada com o emprego de ferramentas on-line, especialmente redes sociais, tem permitido a um número substancialmente maior de pessoas o contato direto com a informação mais adequada e a orientação mais clara na defesa de seus direitos”. (Fonte: PMPG)