Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 24/07/2017

Formação da CEI do Lixo gera embate entre vereadores e fica para próxima semana

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Formação da CEI do Lixo gera embate entre vereadores e fica para próxima semana

A formação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar informações sobre o cumprimento do contrato entre a Prefeitura e a empresa Ponta Grossa Ambiental, concessionária da coleta e destinação dos resíduos sólidos no Município, rendeu discussão entre os vereadores na sessão desta segunda-feira (24) do Legislativo. Isso se deve, um pouco por conta da inexperiência sobre o trâmite para a composição de comissões de investigação na Casa, por parte dos propositores da medida, e outro tanto devido à importância do tema, que envolve um dos principais contratos de concessão do Município.

A iniciativa partiu dos vereadores de primeiro mandato Sargento Guiarone (Pros) e Celso Cieslak (PRTB). Ocorre que, ao invés de procurarem os líderes de partidos para saber da intenção de cada um em participar da CEI, foram atrás somente dos cinco integrantes obrigatórios para compor a Comissão. Chegaram com um requerimento à Mesa Executiva nesta segunda com os nomes de Guiarone, Cieslak e mais os vereadores Geraldo Stocco (Rede), Eduardo Kalinoski (PSDB) e Ricardo Zampieri (SD).

Meio habitual

Entretanto, alguns parlamentares se manifestaram contra tal requerimento, por alegarem que não foram procurados para debater o assunto. Daniel Milla (PV) e George de Oliveira (PMN) se pronunciaram pedindo a abertura do debate, com a formação da CEI pelo meio habitual, com a reunião das lideranças partidárias na Sala das Comissões e a definição dos nomes. Caso não haja consenso, o Regimento Interno prevê a escolha por votação em Plenário. Com o impasse sobre o consenso dos cinco nomes, ficou definido que o trâmite habitual será feito, mas ficará para a segunda-feira (31) que vem, já que na próxima quarta-feira (26) não haverá sessão por conta do feriado de Senhora Sant'Ana.

Conforme Guiarone, existem muitas dúvidas em relação ao serviço prestado pela PGA, principalmente, no tipo de resíduos sólidos levados para o Aterro do Botuquara, que contabilizam o total de toneladas pagas pela Prefeitura para serem coletadas e deslocadas até o aterro. Ele quer formar um grupo de parlamentares para acompanhar in loco o trabalho realizado pela PGA e também avaliar a documentação que registram as atividades da empresa, no que diz respeito ao contrato com o Município.

Sobre o impasse com os demais vereadores na formação da CEI, Guiarone considera que foi um mal-entendido, que deverá ser superado na semana que vem.