Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Política 19/07/2017

Câmara aprova ferramenta para melhorar saúde bucal de crianças

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara aprova ferramenta para melhorar saúde bucal de crianças
A Câmara de Ponta Grossa aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei (PL) 100/2017. De autoria do vereador Geraldo Stocco Filho (Rede), a proposta prevê a criação do programa ‘Criança sem Cárie’ e é baseada no trabalho já realizado pelo pai do parlamentar, o cirurgião dentista Geraldo Stocco (in memoriam). A medida sugere um acompanhamento mais detalhado da saúde bucal das crianças atendidas na rede municipal de saúde pública.
Aprovada nesta quarta-feira (19) por todos os parlamentares que estavam no Plenário, a proposta agora seguirá para a sanção do prefeito Marcelo Rangel (PPS). Stocco usou a tribuna para ressaltar a importância da iniciativa e lembrou que o projeto já deu resultados efetivos nos postos de saúde em que seu pai atuava. “Meu pai conseguiu diminuir a incidência de cáries em crianças de forma significativa com essa proposta”, contou o vereador.
Acompanhamento
O PL do vereador prevê um acompanhamento mais intenso dos cuidados com a saúde bucal de crianças entre 0 e 5 anos de idade – o controle seria feito tendo como base a carteira de vacinação. A intenção é que o Agente de Saúde que atue na rede municipal registre na carteira de vacinação as datas e os horários da consulta odontológica, com retorno marcado pelo menos uma vez ao ano.
Stocco (Rede) argumenta que um acompanhamento mais próximo da saúde bucal, desde os primeiros anos de vida, evita problemas mais graves no começo da infância. “Com uma ação simples, podemos evitar a incidência de cáries nas crianças e fortalecer os cuidados com a saúde bucal”, explicou. Na tribuna, o presidente da Câmara, Sebastião Mainardes (DEM), fez elogios ao projeto. (Fonte: Assessoria)
Acompanhe a entrevista concedida pelo autor do projeto ao Doc.com: