Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política Ponta Grossa 06/07/2017

30ª Fenovimos é lançada e acontece entre 17 e 22 de julho

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
30ª Fenovimos é lançada e acontece entre 17 e 22 de julho

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, nesta quinta-feira (06), o lançamento oficial da 30ª Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos). O evento acontece entre os dias 17 e 22 de julho, no Centro Agropecuário de Ponta Grossa, e receberá produtores, representantes das principais associações de raça no Brasil, além de palestrantes internacionais, para tratarem das inovações e desafios do mercado de ovinos.

Segundo o prefeito Marcelo Rangel (PPS), a realização de um evento de amplitude nacional em Ponta Grossa reforça a característica desenvolvimentista e inovadora do Município. “Fazer o lançamento de um evento como a Fenovinos, que valoriza os produtores da cidade e da região, nos enche de orgulho, pois demonstra, mais uma vez, a vontade dos cidadãos em promover o desenvolvimento de todos os setores do Município que, a partir de hoje, se coloca em posição de destaque para realização de outros eventos desse porte”, aponta.

Fortalecimento

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Ivonei Vieira, a realização da Fenovinos em Ponta Grossa contribui para o fortalecimento do setor no Paraná. “Teremos leilões, ranqueamento e julgamentos e, principalmente, palestras que levam ao produtor rural uma condição melhor para que ele possa ter animais de alto nível e que proporcionem uma melhora na produtividade de suas propriedades", declara.

Segundo o presidente da Sociedade Rural, Edílson Gorte, a 30ªFenovinos transforma Ponta Grossa como polo de incentivo da produção de ovinos no Paraná, credenciada também para realizar edições estaduais da Fenovinos. “É um marco para região, que queremos que se torne a maior do Brasil. Nós já temos consultas de produtores de Minas Gerais, interessados em vir conferir e comprar os animais que teremos aqui. Estou muito satisfeito com o apoio recebido e tenho certeza que daqui para frente teremos eventos cada vez maiores”, destaca.

Diferencial

Segundo o gerente de produção animal da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Fenovinos no Município tem como diferencial a avaliação e ranqueamento nacional de raças. “Enquanto outras feiras têm ranqueamentos estaduais, nós proporcionamos aos nossos cabanheiros a possibilidade de pontuar em rankings nacionais, de quatro associações. A avaliação nesse nível, marca a qualidade dos produtores, sua profissionalização e contribui na divulgação das raças”, explica.

Prato exclusivo

Outro aspecto que consolida a Fenovinos como evento único na região é a elaboração  de um prato exclusivo pelo Chef Júnior Durski, proprietário da rede de restaurantes Madero. O “T-Bone de Cordeiro”, será servido na unidade Ponta Grossa durante o período de realização da feira e, conforme a aceitação do público, pode vir a se tornar prato fixo do cardápio na cidade. “Serviremos  nosso T-Bone, feito de lombo de cordeiro, com salada e acompanhamento aos nossos clientes e, de acordo com a demanda, ele ganhará espaço junto aos nossos três pratos feitos com carne de cordeiro hoje”, declara Eduardo do Vale Filho, sócio do Madero em Ponta Grossa. (Fonte: PMPG)