Política

Governo e Klabin firmam parceria em projeto de gestão escolar nos Campos Gerais

O governador Beto Richa (PSDB) oficializou nesta segunda-feira (03) o projeto de gestão educacional desenvolvido em parceria com a indústria Klabin, em 31 escolas da região dos Campos Gerais, onde a empresa tem duas fábricas. O projeto piloto de gestão escolar foi iniciado há seis meses nas escolas dos municípios de Telêmaco Borba, onde está a primeira unidade da Klabin no Paraná, Ortigueira, onde recentemente começou a operar a segunda fábrica da empresa, erguida com apoio do programa Paraná Competitivo, e Imbaú. A iniciativa beneficia cerca de 11 mil estudantes do ensino médio e fundamental.

A formalização da parceria foi assinada nesta segunda-feira (3), no Palácio Iguaçu, em reunião do governador, com o diretor-presidente da Klabin, Cristiano Teixeira, e a secretária de Estado da Educação, Ana Seres. A proposta é melhorar os resultados do ensino por meio da gestão das escolas e do aprendizado em sala de aula e, em consequência, elevar o desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Entre 2017 e 2018, a empresa vai investir R$ 2 milhões na formação continuada de cerca de 890 profissionais da educação. O Governo do Estado cede a estrutura e disponibiliza os profissionais.

Tem ação

A secretária de Estado da Educação, Ana Seres, explicou que o objetivo é a melhoria do processo ensino-aprendizagem por meio de uma gestão escolar eficiente. “Este projeto da Klabin vem para incrementar o que está previsto no nosso principal programa pedagógico, que é o Minha Escola Tem ação – Meta”, afirmou a secretária.

Pilar

De acordo com o diretor-presidente da Klabin, Cristiano Teixeira, a escolha das escolas que recebem o complemento ao Meta partiu da relação entre a empresa e a região em que está instalada. “A educação é um pilar para a Klabin. Procuramos olhar as necessidades da região onde a empresa está instalada e oferecer nossa experiência em gestão para melhorar ainda mais o que já é oferecido”, explicou. “O projeto complementa o Meta. A primeira parte é ouvir o que já está sendo feito, para justamente conseguirmos alavancar os processos”, completou.

Diagnóstico

O projeto tem curadoria do Instituto Falconi e é dividido em etapas. A primeira, já concluída, consistiu em um diagnóstico da realidade de gestão das escolas e da região. O diagnóstico foi apresentado para a equipe da Secretaria da Educação, na manhã desta segunda-feira (03).

A segunda etapa irá desenvolver as ações para melhoria como workshops e treinamentos para a equipe administrativa das escolas contempladas, por fim apresentação dos resultados.

As oficinas são direcionadas aos professores e diretores das escolas desses municípios, além dos profissionais do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba. Serão abordadas práticas de gestão e liderança que buscam melhorar os resultados educacionais e desenvolver a prática da cultura de gestão para resultados nas escolas.

Paraná Competitivo

Instalada em Ortigueira, a fábrica de celulose da Klabin é o maior investimento privado do Paraná, que criou 1,4 mil empregos diretos e indiretos na região. O empreendimento é apoiado pelo programa de incentivo fiscal Paraná, Competitivo, do Governo do Estado. vai impulsionar a arrecadação de 12 municípios do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais. (Fonte: ANPr)

Confira outros Posts