Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Sem categoria 30/06/2017

Péricles fala na Colômbia sobre Cultura de Paz

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Promover encontros de saberes e diálogos interculturais que mobilizem reflexões e processos que resultem em acordos de paz, mediação de comunidades no pós-conflito e promoção da boa convivência foram os objetivos do “Encuentro Internacional Minga para la Paz el buen vivir y la no violencia”, realizado na Universidade do Departamento de Nariño, em Pasto, Colômbia, na semana passada.

Segundo o deputado Péricles de Holleben Mello (PT), que palestrou no evento falando sobre os projetos de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa que vêm sendo realizados em Ponta Grossa e no Paraná, o encontro reuniu líderes da Colômbia, Brasil, Peru, Guatemala, México, Chile, Venezuela e Equador.

“A Colômbia vive um momento de pacificação envolvendo as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o governo. Outro processo de paz está começando no Equador, país fronteiriço, onde o Exército de Libertação Nacional (ELN) também está negociando acordos para cessar a violência. Nesse sentido, a experiência das lideranças desses países são muito importantes. De nossa parte, também compartilhamos nossas experiências do movimento de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa”, relata Péricles.

Pacificação

O deputado conta que das Farc, quatro lideranças femininas expuseram sobre o processo de paz em curso. “Quando começou o processo de pacificação, o presidente da Colômbia deu salvo conduto para os membros das FARC discutirem com a sociedade colombiana a questão da pacificação. Durante o encontro, lideranças também relataram as dificuldades do processo e da resistência aos acordos de paz por parte de organizações para-militares”.

No encerramento do encontro, houve um pequeno desfile pelas ruas da cidade com um bloco de carnaval da Colômbia. Segundo o deputado Péricles, é um costume do povo dessa região da Colômbia encerrar eventos importantes com manifestações culturais. “Um carnaval alegórico, com máscaras, muito bonito. O encerramento do Encontro aconteceu em frente à Catedral da cidade de Pasto”, disse.

Do Brasil participou uma grande delegação e o Paraná enviou representantes das centrais sindicais, estudantes, representantes da Casa Latino Americana (Casla), além de professores das cidades de Ponta Grossa e Jacarezinho.  O próximo encontro deve acontecer no ano que vem, em Rondônia. (Fonte: Assessoria)