Política

Paraná entrega 466 novas viaturas para Polícia; 75 são para a região

O governador Beto Richa entregou nesta terça-feira (27) mais 466 novas viaturas para as polícias Militar, Civil e Científica do Paraná. Personalizados com o nome do município onde ficarão baseados, os veículos seguirão para todas as regiões do Paraná. As unidades são as primeiras viaturas de um lote de 1.100 veículos adquiridos pelo Governo do Estado. As demais serão entregues nos próximos meses. O investimento é de R$ 112,3 milhões.

Richa ressaltou que desde 2011 o Governo do Estado ampliou a frota de segurança com 3.000 novas viaturas, a maior parte adquirida com recursos do tesouro (2.600 unidades), outras em parceria com órgãos estaduais e federais e também 250 unidades locadas para reforçar policiamento em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

Das 466 unidades, 457 vão para a Polícia Militar e Polícia Civil. Outras nove são para a Polícia Científica, recebidas da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. Ao todo são 12 viaturas, sendo que três já estão em serviço.

“Mais uma vez demonstramos, na prática, o nosso compromisso com investimentos consistentes para a segurança dos paranaenses, para reforçar e melhorar as condições de trabalho das polícias”, afirmou o governador.

Paraná Seguro

Richa lembrou que a ampliação da frota de viaturas integra as ações do Paraná Seguro, o único programa de investimentos em segurança pública já executado pelo Estado, que reúne uma série de iniciativas para combater o crime. Entre as ações está a contratação de 11 mil novos policiais, a maior da história do Estado.

“Estamos dando um choque de gestão, fazendo mais e melhor e gastando menos”, afirmou o governador. Ele ressaltou o ajuste fiscal, que garantiu o equilíbrio nas contas públicas e permitiu a retomada dos investimentos. “Todos os dias temos ações positivas que nos dão mais certeza do que fizemos aqui no Paraná foi bem sucedido.”

Municípios

A distribuição das novas viaturas foi feita a partir de um planejamento estratégico elaborado pela Polícia Militar e Polícia Civil, tendo como base os índices de criminalidade registrados nos municípios paranaenses e procurando atender todas as regiões do Paraná.

Viaturas

Das unidades destinadas à PM e à Polícia Civil, 90 são modelo Toyota/Etios, 20 Renault/Oroch, 117 Fiat/Palio Adventure, 90 Volkswagen/Amarok e 40 Renaut/Duster para a Polícia Militar, e 100 Renault/Duster para a Polícia Civil. As novas viaturas contam com celas humanizadas. Nelas os presos podem ser conduzidos no banco de trás do veículo, dependendo da gravidade do delito.

Plauto e Pauliki comemoram

Os dois deputados estaduais de Ponta Grossa que pertencem à base governista, Plauto Miró (DEM) e Marcio Pauliki (PDT), comemoraram a liberação das viaturas para os municípios da região. Ao todo, serão 75 veículos.

“Temos a certeza de que os novos carros vão ajudar os policiais civis e militares no combate à criminalidade, garantindo mais segurança para a população. Em breve o governador fará a liberação de mais veículos, para outras cidades. E vamos estar atentos para que mais uma vez as regiões que representamos possam ser, mais uma vez contempladas”, afirma Plauto.

“Essas entregas fazem parte das nossas reivindicações que seguidamente fazemos em prol da segurança pública e que estão sendo contempladas. Essa é uma das principais preocupações da sociedade e precisamos constantemente trabalhar nesse setor”, afirma Pauliki, que também está reivindicando que o governo do estado contrate mais policiais e agentes penitenciários. (Com assessorias)

Confira outros Posts