Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Ponta Grossa 28/06/2017

Estação de tráfego aéreo do Aeroporto Sant’Ana entrará em funcionamento

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Estação de tráfego aéreo do Aeroporto Sant’Ana entrará em funcionamento

Foi realizado na tarde desta quarta-feira (28) o pregão que definiu a empresa responsável pelas operações da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (ETPA) do Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo (Aeroporto Sant’Ana).

A ETPA é responsável por passar informações para as aeronaves que estão no ar, apoiando a navegação aérea comunicando mensagens sobre aspectos meteorológicos e de tráfego, por exemplo. “Agora os pilotos e equipes de bordo terão mais segurança na aterrissagem, podendo voar mais baixo, por exemplo, já que saberão características estruturais e naturais em tempo real”, explica a diretora administrativa do aeroporto, Aline Evers.

Outra vantagem da Estação é a redução de voos alternados, ou seja, menos aeronaves terão que mudar o local de pouso para outra cidade em situações climáticas instáveis. “A estação de tráfego aéreo reduz a necessidade de deslocamentos para Curitiba, por exemplo, em condições climáticas impróprias por garantir melhores condições de pouso”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar.

A operação

A empresa responsável por operar a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo do Aeroporto Sant’Ana será a MVS Logística e Serviços Aeronáuticos Ltda – Epp.  Para ter a concessão do serviço deverá ser pago um valor mensal para a Prefeitura, que foi definido no processo licitatório e será de R$ 1.100 por mês. O montante será destinado à conta exclusiva do Aeroporto PGZ, já que, conforme explica o secretário Carbonar, “toda a arrecadação decorrente da atividade aeroportuária deve ser investida única e exclusivamente no aeroporto”.

Ou seja: a operação da EPTA não gerará custos para a Prefeitura, apenas retornos. “A empresa lucra com as tarifas aeroportuárias, que são definidas pela Infraero e variam de acordo com o tipo de aeronave”, conta Carbonar. A previsão para o início do funcionamento é agosto, pois a operação depende da aprovação dos órgãos nacionais reguladores.

Equipamentos e projetos

Já o processo de instalação dos equipamentos da EPTA está em andamento. Foram investidos quase R$ 650 mil nos equipamentos e projetos necessários à implantação, homologação e manutenção da estação. O contrato, fechado em março deste ano com a empresa Betel Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos Ltda, também prevê a instalação e manutenção de uma estação meteorológica de superfície, estação de comunicação em VHF aeronáutico, carta de visibilidade, entre outros. (Fonte: PMPG)