Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 26/06/2017

PG firma convênio com TRF4 para implantar Sistema Eletrônico de Informações

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

A Prefeitura de Ponta Grossa formalizou na última semana o primeiro passo para garantir mais agilidade e modernidade no controle e trâmite de processos internos da administração. Foi firmado um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com este sistema, desenvolvido pelo TRF4 e cedido sem custos, toda a gestão de processos administrativos será transferida para o meio eletrônico. Ou seja, toda a tramitação de processos internos, desde a abertura, edição, assinatura e arquivo ocorrerá virtualmente.

“Implantar um novo sistema para o gerenciamento dos protocolos da Prefeitura de Ponta Grossa é muito mais do que uma troca física, é uma revolução na dinâmica administrativa do serviço público municipal, pois teremos benefícios internos. O SEI nos proporcionará acesso remoto aos processos de qualquer parte do mundo, poderemos dar os encaminhamentos de forma remota, reduzindo o tempo que um processo aguarda em um departamento, muitas vezes dependendo de uma simples autorização”, avalia a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt.

Gradualmente

O processo para implantação desse novo sistema ocorrerá de forma gradual. “Essa mudança não será automática. Antes de começar a usar o novo sistema, será preciso realizar o treinamento dos servidores, para dominarem o funcionamento dessa tecnologia. Os processos que já estão em aberto fisicamente, deverão ser concluídos assim. Esperamos que até o fim desse ano possamos iniciar a abertura de novos processos virtualmente, com o uso do SEI”, adianta o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares.

Além da agilidade e modernização do trâmite administrativo, a implantação do SEI ainda representa outros ganhos, como a redução do uso de papéis e impressões, além da gestão das informações em tempo real, com segurança e preservação dos dados. O Sistema Eletrônico de Informações também permitirá novos recursos, como a geração de gráficos e outras tabulações sobre arrecadação e consumo da Prefeitura.

Um grupo de trabalho será constituído para passar por treinamento junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, para apreender as ferramentas do sistema. Com o uso do SEI, o Município espera também estimular a adoção do mesmo sistema por outras prefeituras da região. O convênio foi firmado com o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado.

Sobre o SEI

A plataforma já é adotada por mais de 140 órgãos públicos do país, entre eles, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Superior Tribunal Militar (STM) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de ministérios, governos estaduais e prefeituras.

Apresenta facilidades como: