Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Sem categoria 19/06/2017

Quem estará à frente das rádios que vão migrar de AM para FM em PG?

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

No último dia (06) 45 emissoras de rádio do Paraná foram autorizadas a migrar de AM para FM. Destas, cinco são de Ponta Grossa – ver matéria. Mas, na prática, quem ficará à frente dessas emissoras nessa nova fase, em que a qualidade e o alcance das rádios serão ampliados? Politicamente falando, alguns grupos vão sair fortalecidos com a mudança, que acontece em âmbito nacional. Vamos aos fatos:

A Rádio Clube Pontagrossense pertence ao deputado estadual e tradicional político da cidade, Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), e vai continuar sendo. Já a Rádio Difusora, que era do ex-prefeito Jocelito Canto, foi vendida há pouco tempo para a rede Rádio T, na pessoa do empresário Márcio Martins, com a participação na aquisição do deputado estadual Marcio Pauliki (PDT). Os dois são próximos politicamente.

Rádio Massa

A Rádio Central, que é do comunicador Nilson de Oliveira, pai do prefeito Marcelo Rangel (PPS) e do deputado federal Sandro Alex (PSD), deve ser envolvida em uma negociação com a Rádio Massa, do comunicador Ratinho, que tem à frente no Paraná seu filho, o deputado estadual licenciado e Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, pré-candidato ao Governo do Estado. Assim, além da TV Massa, o grupo entrará no mercado ponta-grossense das rádios FM.

A Sociedade Pitangui de Comunicação, especializada em jornalismo e filiada da rede nacional de rádio CBN, continua com o empresário Roberto Mongruel, que até ano passado integrava o grupo político de Marcio Pauliki. Embora essa relação tenha dado uma estremecida depois que Mongruel não viu sua intenção de ser candidato a prefeito materializada no PDT em 2016.

Já a Fundação Sant’Ana pertence à Igreja Católica e assim deve permanecer.

Em operação

Entre as FMs já em operação, a Rádio Mundi é dos irmãos Oliveira, Marcelo Rangel e Sandro Alex, enquanto a Rádio MZ é do empresário Marcos Zampieri, pai do jovem vereador Ricardo Zampieri, que é o diretor-geral da emissora.

Das outras emissoras, a Mix e a Jovem Pan integram uma rede nacional e, pelo menos no que se sabe, não têm representantes de grupos políticos em suas administrações. Enquanto a 107 é uma rádio Educativa, que foi passada da Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo) para a Faculdade Cescage.

A Rádio Antena Sul, de Castro, também tem entrada em Ponta Grossa. Pertence aos irmãos Cezar e Álvaro Telles, este último é vice-prefeito de Moacyr Fadel, em Castro.

Portanto, fora o mercado publicitário radiofônico, que certamente ficará ‘inchado’, a questão política também será influenciada com a mudança das rádios de AM para FM em Ponta Grossa. Aguardemos!