Fechar
Domingo, 06 de julho de 2025
Domingo, 06 de julho de 2025
Política 19/05/2017

Audiência na UEPG debate segurança nas universidades

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

A segurança nas Universidades Públicas paranenses foi tema de audiência pública nesta sexta-feira (19), no auditório central da UEPG. Durante mais de duas horas, autoridades de segurança pública, comunidade acadêmica e representantes das instituições públicas  (UEPG e UTFPR), além do reitor da Unicentro e presidente da Abruem, Aldo Bona, discutiram os problemas e soluções para a segurança nos campi universitários.

Promovida pelo deputado federal Aliel Machado (Rede), através da Comissão de Educação, em parceria com o mandato do vereador Geraldo Stocco Filho (Rede), a audiência pública levantou os principais problemas, como o número de furtos, roubos e abordagens.

UTFPR

A acadêmica Andrielli Coscoski foi a representante dos acadêmicos da UTFPR. Para ela, a falta de transporte coletivo frequente e a distância do Centro é um dos fatores que prejudicam a segurança dos alunos e professores e servidores.

Sugestões

Para o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, não existe uma solução imediata. Mas há frentes que podem ser colocadas em prática, como a melhoria na iluminação e o controle do acesso de forma tranquila, sem fechar a universidade para as pessoas que precisam, principalmente as mais humildes. Segundo ele, a situação de desemprego e a economia do País acabam agravando a situação da violência no país, que refletem nas instituições de ensino.

O capitão Canteri, da Polícia Militar, disse que existe cooperação entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar e que o objetivo de todos é melhorar a segurança. Ele lembrou que há um projeto de palestras com representantes dos centros acadêmicos, o que irá melhorar a conduta dos estudantes e assim minimizar os riscos.

Antecipar

Um dos organizadores do evento, o deputado Aliel Machado frisou que a principal função das forças policiais é a de se antecipar a violência, não deixando com que ela aconteça. Ele lembrou que projetos como o "Mais UEPG", que abriu a universidade à comunidade, trouxe uma aproximação maior com o entorno e reduziu o vandalismo.

Iluminação

Já o pró-reitor de planejamento da UEPG, Ariangelo Hauer Dias, apresentou um projeto de melhoria na iluminação do Campus de Uvaranas, que poderá reduzir o número de ocorrências. O projeto abrangeria todo o campus de Uvaranas, que apresenta o maior número de ocorrências. Somente neste ano já foram constatados quatro roubos dentro da Universidade, além de dezenas de abordagens.

O vereador Geraldo Stocco, acadêmico de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa, comemorou o resultado da audiência e a sinalização de união entre as forças de segurança para resolver o problema da comunidade universitária.

Emenda

Aliel Machado se comprometeu em fazer indicação de uma emenda parlamentar para a Universidade investir no setor de segurança. A indicação deverá ser feita no fim do ano para o orçamento da União do ano que vem. (Fonte: assessoria)