Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Política 15/05/2017

Paraná receberá deputados estaduais de todo país para a Conferência Nacional da Unale

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_22848" align="alignright" width="450"] Lançamento oficial da "21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais" | Foto: Pedro de Oliveira/Alep[/caption]

A 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais foi oficialmente lançada nesta segunda-feira (15) no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento, que acontece pela primeira vez no Paraná, deve reunir mais de 500 deputados estaduais de todo o país, além de servidores, técnicos, vereadores e outras lideranças, entre os dias 7 e 9 de junho, em Foz do Iguaçu. Mais de 30 legisladores que fazem parte da diretoria da Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – participaram da solenidade em Curitiba.

A conferência deste ano terá como tema central “O Brasil e suas reformas”. As propostas do Governo Federal de modificações em áreas tão importantes, como a da Previdência Social e a trabalhista, são acompanhadas e discutidas pela Unale, que elaborou um pré-projeto com sugestões para os relatores das reformas no Congresso Nacional. Os debates na conferência servirão para aprofundar ainda mais o tema.

“Espero que um evento dessa magnitude, com todas as assembleias do Brasil, possa dar grande contribuição para a legislação brasileira. Os estados e municípios são os que enfrentam as maiores dificuldades em relação a possíveis reformas e suas consequências. As sugestões são todas no sentido de contribuir para com o que está acontecendo em Brasília”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Crise Econômica dos Estados

Entre as atividades previstas para Foz está um painel com o tema “Crise Econômica nos Estados”, que contará com a participação de vários governadores. Entre as presenças já confirmadas estão a do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB); de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); Tião Viana (PT), governador do Acre; e Paulo Hartung (PMDB), do Espírito Santo.

Também estão programadas palestras sobre o impacto das reformas nos cenários político e econômico e sobre segurança nacional, com a participação do ministro da Justiça, o paranaense Osmar Serraglio, e com o ministro do Trabalho e Previdência, Ronaldo Nogueira de Oliveira.

Contato direto com a população

Para o presidente da Unale, deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), o envolvimento dos legisladores em um momento tão importante de mudanças para o Brasil é fundamental, já que são os deputados estaduais que estão em contato direto com a população.

“Os deputados estaduais estão nas bases e visitam diariamente as suas cidades. Nós ouvimos o povo e isso é muito importante. A gente espera que nossas sugestões sejam acolhidas”. Ao final das discussões a chamada Carta do Paraná será elaborada com todas as propostas apontadas pelos participantes. “Esse documento será encaminhado para todos os Poderes para que a gente tenha a nossa participação reconhecida”, ressaltou o presidente da Unale, que representa 1.059 legisladores estaduais.

Troca de experiências

O debate anual também é a oportunidade para que as equipes técnicas dos legislativos troquem experiências e aprimorem os procedimentos internos. “Haverá uma troca de informações entre diretorias, departamentos de recursos humanos, departamentos jurídicos. Será um amplo debate para aperfeiçoar todas as ações que possam acontecer dentro das assembleias”, destacou Traiano.

Segundo o presidente do Conselho Fiscal da Unale, deputado Alencar da Silveira Junior (PDT-MG), a união dos parlamentares em busca de soluções representa uma mudança para o futuro do Brasil. “O Brasil está mudando, nós estamos mudando e estamos dando o exemplo em cada cidade, em cada estado. Nós vamos mostrar para o Brasil que o país tem jeito. A Unale ajusta as ideias de todo o Parlamento para fazer um Brasil melhor para o futuro”.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site da conferência, até o dia 2 de junho. Na página também é possível acessar a programação completa do evento. (Fonte: Alep)