Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Política 09/05/2017

Rangel reúne a base de vereadores antes da votação do parcelamento do FGTS na quarta-feira

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Rangel reúne a base de vereadores antes da votação do parcelamento do FGTS na quarta-feira

Os vereadores da base de sustentação do Governo Municipal na Câmara de Ponta Grossa foram convidados pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS) para uma reunião na tarde desta segunda-feira (08), que ocorreu na sala de reuniões do Gabinete do alcaide. Ao todo, 16 parlamentares compareceram. Parte do secretariado também marcou presença.

O encontro serviu para aproximar a base em uma semana em que entrará em votação, novamente, o projeto do Executivo para o parcelamento de R$ 25,9 milhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos servidores municipais. A expectativa é de que a proposta entre na pauta da próxima quarta-feira (10).

Sanar dúvidas

Na reunião, os vereadores puderam sanar as dúvidas em relação ao projeto, que recentemente foi rejeitado na Câmara em segundo discussão, mas que acabou reapresentado pelo Executivo diante da importância que tal aprovação tem para o futuro da administração municipal - ver matéria. Os parlamentares puderam entender melhor o projeto e também aproveitaram para solicitar maior diálogo em matérias futuras.

Para aprovação do projeto do FGTS, são necessários exatamente 16 votos favoráveis - dois terços do plenário.

Rangel aproveitou a reunião para expor projetos da Prefeitura que aguardam por liberação de recursos do Estado e da União, em que a libração do dinheiro só ocorrerá se o Município tiver todas as certidões negativas de débito, incluindo a do FGTS dos servidores, que só será renovada com a aprovação do parcelamento da dívida.

O prefeito disse ainda no encontro que o Executivo trata com respeito as demandas do Legislativo, por entender que ao atender os pedidos dos vereadores está atendendo diretamente os anseios da população.

Presentes

Os vereadores presentes na reunião foram: Sebastião Mainardes Junior (DEM) \ Domingos Menezes - Mingo (DEM) \ Daniel Milla (PV) \ Rudolf Polaco (PPS) \ Rogério Mioduski (PPS) \ Pastor Ezequiel (PRB) \ Celso Cieslak (PRTB) \ Eduardo Kalinoski (PSDB) \ Felipe Passos (PSDB) \ João Florenal (PTB) \ Paulo Balancin (PTN) \ Dr. Magno (PDT) \ Lély (Pros) \ Sargento Guiarone (Pros) \ Divo (PSC) \ Vinícius Camargo (PMB).

Ausentes

Os vereadores Dr. Zeca (PPS) e Professora Rose (PSB), que são da base governista, mas votaram contra o projeto durante o primeiro trâmite, ajudando a derrubá-lo, foram convidados para o encontro, mas não compareceram alegando compromissos já assumidos para a data. Dr. Zeca também não esteve na sessão desta segunda. Professora Rose marcou presença, mas alegou que teria exames médicos marcados para o horário da reunião.

Dr. Magno, do PDT, embora se intitule independente, tem mantido relação próxima ao prefeito.

Pietro Arnaud e Geraldo Stocco, da Rede, George de Oliveira (PMN) e Jorge da Farmácia (PDT), que pertencem à oposição, e mais o vereador Ricardo Zampieri (SD), independente, não participaram do encontro.

Emenda

Ainda em relação ao projeto do FGTS, os vereadores governistas devem apresentar uma emenda  nesta terça-feira (09) para determinar que os casos de solicitação do benefício por servidores em casos específicos, como para tratamento de saúde, para aquisição de imóveis ou aposentadoria, serão liberados de forma integral pelo Executivo. Este foi um dos principais pedidos do Sindicato que representa a categoria aos vereadores na semana passada.