Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Política 09/05/2017

Detran Paraná promove ações de conscientização no 'Maio Amarelo'

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_22754" align="alignright" width="450"] A campanha internacional Maio Amarelo – Atenção pela Vida marca a mobilização para a diminuição dos índices de mortes e acidentes de trânsito | Foto: Divulgação Detran PR[/caption]

O mês de maio é de alerta para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres de todo o mundo. A campanha internacional Maio Amarelo – Atenção pela Vida marca a mobilização para a diminuição dos índices de mortes e acidentes de trânsito. Por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) preparou uma série de ações educativas em todo o Estado. Serão palestras, teatros, blitz, visita às escolas, universidades, passeios ciclísticos e passeatas ao longo do mês.

“Vamos trabalhar com diferentes públicos e materiais pensados para cada um deles. Teremos a continuação da campanha PerigosaMente, que usa desenho animado e jogos, para falar com as crianças. Trata-se de uma ação pensada no público jovem para as redes sociais. Teremos também um vídeo para TV voltado para o público adulto, além de peças gráficas, spots para rádio e campanhas online”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

“Serão mensagens diferentes, mas com a mesma ideia central: no trânsito cada escolha importa. Dirigir embriagado não é acidente, é escolha. Isso vale para quem fala ao celular ao volante, atravessa fora da faixa de pedestre, não usa capacete, não respeita os limites de velocidade e tantas outras atitudes que adotamos diariamente”, completa ele.

Atividades

Na última sexta-feira (5), Dia Mundial do Trânsito, o Governo do Paraná lançou a campanha 2017 junto com entidades parceiras. A solenidade, com o governador Beto Richa (PSDB), aconteceu no Palácio das Araucárias.

Em Maringá, na região noroeste do Estado, o Detran terá stand na Expoingá – entre os dias 4 e 14 de maio – e fará atendimento ao público, além de promover atividades de educação infantil durante o dia e ações do 'Se Liga no Trânsito' durante à noite.

Nos dias 11 e 12, o atendimento ao público do Departamento e atividades educativas estarão em Palmital, na feira Paraná Cidadão. Em Curitiba, também no dia 12, acontece uma blitz educativa para pedestres, na rua XV de novembro, a partir das 9h.

Em Castro

Em Castro, nos dias 12, 13 e 14, o Detran fará palestras, jogos e brincadeiras no Parque Lacustre. A cidade terá ainda blitz para pedestres no dia 20, blitz para motoristas no dia 26 e encerrará o mês com um passeio ciclístico no dia 31.

No dia 20, o BPtran e a Conciclo realizam um passeio ciclístico interparques, a partir das 8h30, nos parques da Capital.

Nos dias 25 e 26, o Detran estará presente na feira Paraná Cidadão em Rio Bonito do Iguaçu. No dia 26, acontece ainda blitz educativa para motoristas e motociclistas em 10 pontos de Curitiba.

No dia 27, Dia Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito, será feita uma caminhada pela vida. A saída será às 9h, da praça Santos Andrade até a Boca Maldita. À noite, equipes do Detran farão abordagens educativas no Curitiba Country Festival, alertando sobre os perigos de beber e dirigir.

Durante todo o mês, acontecem ainda palestras em escolas, atividades conjuntas com prefeituras, ONGs e entidades da sociedade organizada, além de ações nas 101 unidades do Detran em todo o Paraná. (Fonte: ANPr)