Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Política 26/04/2017

Sandro Alex comemora certificação da raça bovina Purunã

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_22529" align="alignright" width="450"] Sandro Alex ao lado do Purunã durante edição da Efapi em Ponta Grossa. Deputado é o padrinho da raça de gado genuinamente paranaense | Foto: Divulgação[/caption]

O deputado federal Sandro Alex (PSD) comemorou nesta quarta-feira (26) a certificação da primeira raça bovina genuinamente paranaense: a Purunã. A solenidade de entrega do certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao governador Beto Richa (PSDB), ocorreu nesta quarta no Palácio Iguaçu. O pedido para a certificação da raça partiu do deputado, ainda em seu primeiro mandato, após um período em que o processo ficou parado no Ministério. À época, Sandro esteve reunido com o então ministro Mendes Ribeiro para tratar do assunto. Agora, o resultado desse trabalho é a oficialização do certificado da raça Purunã.

Em Brasília para participar da votação da reforma trabalhista, Sandro foi representado no evento pelo superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Alexandre Bastos, que também representou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Durante a solenidade, o deputado teve o nome lembrado pelas autoridades por sua atuação em Brasília.

IAPAR e Fazenda Modelo                   

Sandro ressalta que todo o trabalho em cima da raça Purunã foi desenvolvido pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), através da Fazenda Modelo, em Ponta Grossa. “É um orgulho muito grande poder ser o padrinho da raça Purunã, a primeira genuinamente paranaense, se transformando no verdadeiro ‘bicho do Paraná’”, afirma Sandro, ressaltando o trabalho dos pesquisadores do Iapar Daniel Perotto e José Luiz Moletta, que estiveram à frente da pesquisa genética que originou o Purunã, há 30 anos.

Com 15 anos de trabalhos, o Iapar constatou que já tinha material genético diferenciado para formar a população que seria o embrião de uma nova raça.

Melhoramento genético

A Purunã é resultado de pesquisas e estudos de melhoramento genético, através de cruzamento entre as raças Charolês, Caracu, Aberdeen Angus e Canchim. A raça 100% paranaense incorporou características como tolerância ao calor, resistência ao carrapato, temperamento dócil, elevada proporção de cortes nobres e maciez da carne são alguns dos aspectos transferidos.

Com o certificado, a Associação de Criadores de Gado Purunã irá gerir a raça. Segundo o presidente da entidade, Piotre Laginski, com a entrega do registro oficial aumenta a perspectiva de parcerias para disponibilizar a genética no mercado. Hoje, existem embriões e sêmen em laboratórios, prontos para serem comercializados.

A perspectiva é que em quatro anos pelo menos 10 mil matrizes de gado Purunã já estejam registradas. Atualmente, existem exemplares em Patos de Minas (MG) e em São Paulo. Criadores da Bahia estão dispostos a fazer parceria para avaliação da genética no estado. “Agora a Purunã ganha o mundo”, disse Laginski. (Com informações da Agência Estado)