Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 11/04/2017

Projeto pioneiro reúne pessoas que procuram parar de fumar

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Na tarde desta terça-feira (11), o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) iniciou o programa de incentivo ao abandono do tabagismo. O encontro aconteceu na Unidade de Saúde José Bueno, no Jardim Jacarandá. O programa foi desenvolvido com a intenção de reunir as pessoas que desejam parar de fumar. Ele tem extensão de um mês, com quatro sessões de grupo (de 10 a 15 pessoas), em encontros semanais com duração de uma hora.

As reuniões contêm todos os elementos que são significativos para ajudar fumantes e parar de fumar e a permanecer sem cigarros.

“A iniciativa consiste de uma abordagem ativa pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam com o programa em outros aspectos da vida”, comenta o secretário adjunto, Robson Xavier.

Auxílio

A senhora Sônia Maria Freita, 48 anos, fez logo sua inscrição e garantiu sua participação na primeira turma do programa. Ela é fumante há 33 anos, já tentou parar de fumar diversas vezes, mas nunca com êxito. “Comecei a fumar com 15 anos e nunca mais parei, fumo duas carteiras por dia e por incrível que parece detesto o gosto e o cheiro. Quero muito me dedicar e conseguir parar com a ajuda deste novo programa”, declara Sônia.

O programa envolve todos os multiprofissionais do NASF para auxiliar no abandono do vício e se o médico avaliar a necessidade de inserir medicação, a prescrição será feita. O programa disponibilizará dois tipos de medicação, adesivo e comprimido.

Força de vontade

Marcelo Wisniewski, farmacêutico do NASF e ministrante do programa, conta que é ex fumante e está há 3 anos sem o vício. “O maior obstáculo para parar de fumar é o próprio indivíduo. Eu fumei durante 23 anos e agora estou há 3 sem fumar. Não vou dizer que foi fácil, mas eu decidi que queria, precisei participar de um grupo e do auxílio de remédios, estou muito bem sem esse vício”, revela.

Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência. Lá ele terá todas as informações necessárias para entrar no programa. Hoje, são três UBS que estão concentrando as turmas, a ideia é estender para mais três.

Meta

O senhor Aroldo Antunes saiu do encontro com um compromisso firmado. Fumante há 30 anos, se comprometeu em parar de fumar a partir de terça-feira da próxima semana. “Fumava vários cigarros por dia e quando fiquei sabendo do programa decidi diminuir, agora estou com 4 por dia. Até o próximo encontro vou estar sem esse vício”, diz Aroldo. (Fonte: PMPG)