Política

Campanha da FacPG com calouros para estimular a doação de sangue vai até quinta-feira

A Gincana ‘Sangue Bom Doa Sempre’ está na reta final e termina nesta quinta-feira (13). A iniciativa das Faculdades Ponta Grossa (FacPG) visa aumentar o número de doações de sangue na cidade através de uma competição entre os calouros da instituição.  A turma campeã será aquela que conseguir mobilizar mais pessoas para fazer a doação.

Conforme explica a coordenadora do curso de Farmácia, Vanessa Torres, uma doação de sangue pode salvar várias vidas. “O sangue doado é fracionado em glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas. Esse processo permite que três ou mais pacientes sejam atendidos com uma única doação e recebam apenas o componente sanguíneo necessário ao tratamento”, explicou.

Manter o estoque

A assistente social do Hemepar, Clara Elairde do Prado, afirma que ações como essas são relevantes para manter um bom estoque de sangue. “Todo tipo de campanha e mobilização da comunidade é importante porque amplia a quantidade de doações e conscientiza as pessoas sobre a importância em doar”, contou. Ela explica que devido ao déficit no quadro de funcionários, o Hemepar está com o horário de funcionamento reduzido, com atendimento das 11h às 18h30.

Calouros

A gincana deve envolver mais de 200 calouros da FacPG e tem agradado aos alunos. “Acho bacana a ideia da instituição e tenho certeza que essa iniciativa vai mobilizar os acadêmicos. A nossa turma está empenhada em vencer a gincana. Mas esta é uma competição na qual todos saem ganhando”, afirmou Mário Macedo Corrêa Leite, calouro de Engenharia Civil.

Quem tiver interesse em participar da campanha, quando for realizar a doação de sangue no Hemepar, deve indicar a turma de calouros da FacPG que está representando. A turma campeã vai ganhar 4 pizzas, além das horas de extensão que serão fornecidas aos doadores. (Fonte: assessoria)

Confira outros Posts