Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Política 10/04/2017

Ponta Grossa tem mais de 50 obras em andamento; confira as áreas

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Entre as 100 maiores cidades do Brasil, Ponta Grossa é a 13ª melhor em infraestrutura e sustentabilidade. É o que mostra o “Estudo Desafios da Gestão Municipal”, produzido pela empresa de consultoria Macroplan. Em 2005, o Município ocupava a 27ª posição; hoje está à frente até das megalópoles brasileiras – Rio de Janeiro e São Paulo.

O levantamento de obras em andamento nestes 100 primeiros dias de gestão ajuda a justificar esta colocação. Hoje, apenas a Secretaria Municipal de Planejamento (SMP) está gerindo 53 obras, que estão a pleno vapor.

Ligações interbairros

Cinco ligações interbairros estão sendo feitas. Segundo as previsões da Secretaria, em maio uma delas já deverá estar pronta, e facilitará o deslocamento entre as regiões próximas à Ronda e Estrela. As outras ligam Uvaranas e Olarias; Nossa Senhora das Graças e Palmeirinha; Três Rios, Manacás e Estrela do Norte; e Tarobá, Cará-Cará e Pimentel.

Educação

A educação também é uma área que tem recebido diversos investimentos. Apenas nos últimos dias, dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foram entregues, um no Pimentel e outro na Vila Raquel. Já a unidade da Vila Madureira, no bairro Nova Rússia, recebeu uma reforma e ampliação, em um investimento de mais de R$ 1,7 milhão.

Em andamento, há outras vinte e sete obras estruturais em unidades educacionais. Três escolas estão sendo reformadas e ampliadas, juntamente sete CMEIs. Ainda há uma escola e dois CMEIs sendo construídos, e três CMEIs sendo implantados. O primeiro, no Jardim Cerejeiras, deve ficar pronto em maio.

Outro serviço que as unidades de Educação estão recebendo é a ampliação da rede de energia elétrica. São oito CMEIs recebendo a melhoria, em diversas regiões da cidade. Está sendo feita também a construção de zeladoria em três escolas municipais, e em breve a Secretaria de Educação contará com mais um espaço. O Barracão do antigo IBC está recebendo reforma e adequação interna, e deverá ser disponibilizado para a educação municipal.

Esporte

Na área de esportes, seis campos society estão sendo implantados. No Núcleo Quero Quero a obra já está em processo de finalização, e a comunidade da Vila Cipa deve receber a entrega ainda no mês de maio. Ponta Grossa também contará com um Centro de Iniciação ao Esporte (CEI), que está em andamento. A praça Hulda Hoedel, na Ronda, está recebendo uma cobertura na sua quadra, e no Jardim Amália II uma praça de esportes está sendo construída. Por sua vez, o Jardim Canaã está com mais uma praça em fase de finalização.

Ampliação

Outro núcleo que está recebendo melhorias é o Conjunto Habitacional Buenos Aires, com a ampliação do sistema de abastecimento de água. No bairro Neves, está em andamento a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), intitulada Dr. Ludomir Antonio Urba. O 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13 Bib) também está sendo assistido pela Prefeitura Municipal, que está finalizando os muros de arrimo e de divisa da unidade militar.

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) destaca o comprometimento das suas equipes em fomentar e desenvolver as obras do Município, e anuncia que em breve a população terá novidades. “Nos próximos dias faremos um grande anúncio que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento do nosso município”, revela o prefeito.

Estrutura viária

A Secretaria de Planejamento também coordena obras que contribuem para a melhoria do tráfego no Município. A Vila Romana em breve contará com um retorno no Km 178 da BR 376, e uma rotatória está sendo implantada no Santa Maria.

Já na questão de pavimentações, tanto a Secretaria de Planejamento quanto a Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS) têm se destacado, juntamente com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Recentemente, foi encerrada a primeira etapa da Avenida Carlos Cavalcanti, uma das vias com maior movimento em toda a cidade.

Mais cinco regiões

Há mais outras cinco regiões com obras em andamento. Na Chácara Santa Tereza, por exemplo, são seis ruas sendo pavimentadas, que contribuirão principalmente para a linha de transporte coletivo da localidade. Outra comunidade que está com obras de pavimentação em andamento é a do Conjunto Habitacional Santa Paula III, em um investimento que ultrapassa a casa dos R$ 2 milhões.

Nestes primeiros 100 dias de Governo as equipes da Companhia Ponta-grossense de Serviços (CPS) implantaram pavimentação sustentável no Jardim Mezzomo e no Ouro Verde, e estão trabalhando com o mesmo material no Leila Maria. O material fresado, como é chamado, é reutilizado do asfalto, e possui qualidade superior a outros tipos de pavimentação primária, como o cascalhamento. Além deste produto, as equipes de base e sub-base também já fizeram execuções em ruas de outras três regiões.

Outro serviço realizado pela Companhia são as galerias de águas pluviais. Cinco localidades já receberam a equipe neste ano, que no momento dá prosseguimento às atividades em ruas do Santo Antônio e Jardim Primor.

A equipe de construção civil realiza reformas e serviços de pavimentação no prédio do Paço Municipal, além de implantar calçadas em petit pavê no Parque Ambiental. Outra ação realizada foi a execução de 250 metros de instalação de cerca de alambrado no Aeroporto Santana. (Fonte: PMPG)