Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Política 10/04/2017

Operação 'Carne Fraca' será tema de debate na Alep nesta terça-feira

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Debater os reflexos e impactos da “Operação Carne Fraca” e buscar esclarecimentos técnicos são os objetivos da audiência pública que será realizada nesta terça-feira (11), às 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). São esperadas cerca de 100 pessoas no evento.

A audiência foi convocada pelo presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Marcio Pauliki (PDT). Também fazem parte da organização do evento os deputados Nelson Luersen, da Frente Parlamentar dos Transportes Rodoviárias de Carga, Pedro Lupion, da Comissão de Agricultura e Pecuária, e Anibelli Neto, do Bloco da Agricultura Familiar.

Uma das principais razões para a Alep convocar a audiência é o número de fábricas do Paraná citadas na investigação – de um total de 21, 18 estão localizadas em território paranaense.

Consequências

A “Operação Carne Fraca” causou desconfiança no mercado externo em relação à carne produzida no Brasil. Além disso, o desemprego tomou conta do mercado deste segmento. Três frigoríficos localizados na Região Metropolitana de Curitiba e em Curitiba e que foram alvos da Operação Carne Fraca demitiram, juntos, perto de 600 funcionários.

“Precisamos debater com a sociedade os rumos desta operação e os critérios técnicos adotados. O impacto na geração de emprego e renda é preocupante”, afirma o deputado Pauliki. Ele defende que os fatos sejam apurados e averiguados pelo polícia, Ministério Público e Poder Judiciário. “Mas não devemos cometer a injustiça de arrastarmos todos os produtores e empreendedores para o mesmo lugar”, pondera.

“O assunto é tão importante que conseguimos reunir duas comissões, uma frente parlamentar e um bloco parlamentar para tomar a iniciativa de debater esse assunto”, ressalta o deputado Anibelli Neto.

Órgãos envolvidos

A Comissão irá convocar representantes de diferentes setores envolvidos no assunto, como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Emater, Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Vigilância Sanitária Estadual, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Agência de Defesa Agropecuária do Paraná,  Secretaria Estadual de Agricultura, Associação Paranaense de Suinocultura, Associação Paranaense de Supermercados, Associação Paranaense de Avicultura, Sindicato de Indústria de Carnes e derivados do Estado, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal e Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.

“É preciso que esse tema seja debatido de forma transparente”, ressalta o deputado Nelson Luersen. O deputado Pedro Lupion afirma que é preciso se preocupar com os postos de trabalho. “É um setor que gera muito emprego e nos preocupamos com exatamente com o futuro desses trabalhadores”, salienta.

Investigação

A Operação Carne Fraca foi deflagrada no último dia 17 pela Polícia Federal e apura um suposto esquema de fraude na produção, fiscalização e comercialização de carnes, envolvendo pagamento de propina aos fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A investigação teria encontrado indícios de adulteração de produtos e venda de carne vencida e estragada. (Fonte: assessoria)