Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Política 06/04/2017

Sandro Alex reúne 50 prefeitos e prospecta R$ 200 milhões para Educação

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Nesta sexta-feira (07), o deputado federal Sandro Alex (PSD) reúne em Ponta Grossa cerca de 50 prefeitos e secretários de Educação das regiões dos Campos Gerais, Centro-Sul e Norte Pioneiro para um encontro de trabalho com profissionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O órgão é responsável pela realização de inúmeras obras e investimentos na área de Educação dos municípios brasileiros, como a construção de creches, ‘supercreches’ e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), além de liberar verba para aquisição de ônibus escolares e mobiliário para as escolas. A reunião ocorre às 9 horas no Conservatório Musical.

Orientação

Dois profissionais ligados ao Ministério da Educação estarão na cidade para orientar prefeitos e secretários de como conseguir cadastrar projetos na área educacional e viabilizar os recursos através do Programa de Ação Articulada (PAR). Virão a Ponta Grossa Leandro Franco Damy, que é o diretor da Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (DIGAP), e Marcus Sergius Teixeira, técnico do FNDE que irá ministrar uma palestra. Eles também vão tirar dúvidas sobre projetos em andamento.

Cadastro de projetos

“Trata-se de um programa complexo. Por isso, solicitamos ao ministro da Educação, Mendonça Filho, que enviasse os técnicos do FNDE para orientar os prefeitos e secretários a cadastrar seus projetos no PAR. Assim, eles não vão precisar ir até Brasília para receber essas informações”, declara Sandro, enfatizando que o período para cadastro dos projetos inicia no final deste mês. As propostas das prefeituras devem ser apresentadas neste momento para que os recursos sejam liberados ao longo dos quatro anos de mandato dos prefeitos.

Prospecção

De acordo com Sandro, existe uma prospecção para que o Ministério da Educação libere cerca de R$ 200 milhões em investimentos na área para os 50 municípios que vão participar da reunião desta sexta-feira. “É uma das pastas que mais vai investir nos próximos quatro anos e é muito importante que as prefeituras estejam preparadas para ir atrás desses recursos”, ressalta o parlamentar.

Ainda nesta sexta-feira, às 15 horas, o deputado Sandro Alex, junto com os profissionais do Ministério da Educação e do prefeito Marcelo Rangel (PPS), inaugura mais um dos 20 CMEIs conquistados junto ao Governo Federal para o Município. O CMEI fica no Núcleo Pimentel, em Uvaranas.