Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Política 04/04/2017

Prefeitura fará duas propostas de reajuste aos servidores: uma no regime CLT e outra no Estatutário

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura fará duas propostas de reajuste aos servidores: uma no regime CLT e outra no Estatutário

A reportagem do Blog do Doc.com esteve na Prefeitura de Ponta Grossa nesta terça-feira (04) e apurou com exclusividade uma informação relevante em relação à data-base de reajuste dos salários do funcionalismo público (1º de maio). Comenta-se pelos corredores e gabinetes do Palácio da Ronda que o prefeito Marcelo Rangel (PPS) irá apresentar duas alternativas de proposta de aumento salarial para os mais de 8,5 mil servidores municipais. Uma dentro do atual regime celestista que rege a categoria, e outra em um novo modelo, o chamado regime Estatutário.

Ocorre que, dentro do modelo atual, regido pela Consolidação das Lei do Trabalho (CLT), a Prefeitura não vê possibilidades financeiras de um reajuste significativo, ou seja, não atenderá ao pedido da classe, decidido em assembleia, para uma elevação salarial de 10%.

Alternativa

Dessa forma, a alternativa encontrada pelo Governo para aumentar os salários será propor a mudança do regime celetista para Estatutário, regido por um Estatuto próprio. Nesse novo sistema de contrato de trabalho, o entendimento da administração municipal é de que será possível de chegar a um aumento considerado acima dos padrões que estão sendo dados por outras prefeituras pelo país.

Decisão dos servidores

Segundo pessoas ligadas ao Governo Municipal, a mudança para o regime Estatutário renderia benefícios ao funcionalismo. Porém, Rangel teria deixado claro à  sua equipe que a decisão para uma possível mudança será dos servidores. Caso concordem com a mudança, um projeto será enviado pelo Executivo à Câmara para avaliação e votação pelos vereadores. A Prefeitura quer abrir o diálogo com os servidores para debater o assunto nos próximos dias. Vamos aguardar para ver os próximos capítulos...