Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 30/03/2017

Ex-prefeito de Ipiranga é acusado de tentar encomendar a morte de promotor, diz delegado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

O delegado da Polícia Civil Guilherme Luiz Dias afirmou que o ex-prefeito de Ipiranga, Roger Selski (PR), teria tentado encomendar a morte do promotor do Ministério Público da cidade. Roger foi preso na manhã desta quinta-feira (30) quando saia de casa em Ipiranga e posteriormente encaminhado para a sede da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa (13ª SDP). O ex-prefeito é acusado dos crimes de extorsão, agiotagem e lavagem de dinheiro. As informações são do Portal aRede.

De acordo com o delegado, a investigação começou depois que a Polícia Civil recebeu várias denúncias da atuação de um falso policial civil que agia em Ipiranga e na região. Igor Teixeira da Luz, apontado como o falso policial responsável pelos golpes, foi preso há exatamente uma semana e seria parte de um esquema comandado por Roger. “O ex-prefeito agia como agiota e contratava pessoas para fazer as cobranças da dívida, entre eles o Igor que se passava por policial civil”, contou o delegado.

Esquema

Segundo as investigações da Polícia Civil, Roger comandaria um esquema de agiotagem e emprestava dinheiro fornecendo cheques no nomes dos clientes – por isso ele também foi enquadrado no crime de lavagem de dinheiro de acordo com o delegado. “A partir da prisão do Igor, nós descobrimos uma série de crimes em que o Roger não só estaria envolvido como seria o mandante da ação”, contou o delegado.

R$ 20 mil para matar

Durante o interrogatório, segundo a Polícia Civil, Igor teria confessado que Roger ofereceu R$ 20 mil para que ele matasse o promotor do Ministério Público em Ipiranga, Leandro Ataíde. “O Roger disse para ele que oferecia esse valor para ele 'fazer o serviço', o que, no caso, seria assassinar o promotor”, afirmou o delegado. Com posse destas e de outras informações sobre possíveis delitos cometidos por Roger, a Polícia Civil conseguiu uma mandado de prisão preventiva contra o ex-prefeito por tempo indeterminado.

O promotor de Justiça Leandro Ataíde é autor de várias denúncias contra o ex-prefeito, entre elas um pedido de cassação do mandato de Roger que chegou a ser enviado ao Legislativo de Ipiranga em outubro de 2014 – a proposta acabou não prosperando na Casa de Leis. Na ocasião o promotor afirmava que Roger havia cometido o crime de improbidade administrativa ao criar um número excessivo de cargos comissionados na cidade.

O delegado Guilherme Luiz afirmou ainda que Roger é apontado como o autor de várias tentativas de subornar policiais em Ipiranga. Responsável pelas investigações, o delegado afirma que como Roger tem formação em um curso superior, o ex-prefeito deverá ser mantido em uma cela separada dos outros presos como rege o artigo 395 do Código de Processo Penal. Até às 17h desta quinta-feira (30), Roger seguia na 13ª SDP prestando depoimento. 

Advogado tenta habeas corpus no TJ

O advogado Fernando Madureira é o responsável pela defesa de Roger. Madureira entende que não existirem razões para mantê-lo preso preventivamente e já adotou algumas medidas com o objetivo de liberá-lo. “Vamos ingressar com Habeas Corpus junto ao Tribunal de Justiça do Paraná para liberação do acusado”, assinala. Uma decisão deve acontecer neste fim de semana. Selski foi prefeito em Ipiranga entre 2013 e 2016. Ele ainda foi candidato nas eleições do ano passado, mas não conseguiu ser reeleito.

Ex-prefeito deve ser transferido para o Hildebrando

O ex-prefeito Roger Selski (PR) deverá ser encaminhado para a Cadeia Municipal Hildebrando de Souza em Ponta Grossa. Com a interdição da carceragem da 13ª SDP decretada pela Justiça diante da superlotação do local, Roger deverá cumprir a prisão preventiva no Cadeião. Segundo Madureira, Roger nega todas as acusações e ainda de acordo com o delegado as acusações foram feitas por uma pessoa de “índole duvidosa que se passava por policial civil”.

Roger foi derrotado ao tentar a reeleição

Filiado ao Partido Republicano (PR), Roger Selski foi prefeito de Ipiranga entre 2013 e 2016. No ano passado o agora ex-prefeito tentou a reeleição mas acabou superado nas urnas por Luiz Blum (PSC). A disputa acabou sendo vencida por Blum com 58% dos votos válidos, enquanto Roger teve 41% da votação.