Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Política 27/03/2017

Voos diários da Azul serão ampliados em Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Voos diários da Azul serão ampliados em Ponta Grossa

A Azul Linhas Aéreas inicia, na próxima semana, a ampliação da oferta de voos entre os aeroportos Santana, em Ponta Grossa, e Viracopos, em Campinas. A partir de abril, serão cinco voos semanais nesta ponte aérea – hoje são quatro. A oferta extra ocorre nas terças-feiras, no mesmo horário dos voos realizados durante os outros dias de semana: saem de Campinas às 13 horas e chegam em Ponta Grossa às 14h20; e decolam de Ponta Grossa às 14h45 para aterrissar em Viracopos às 16 horas. Dessa forma, agora haverá voos de domingo a sexta-feira, com exceção das quartas-feiras. As informações são do portal aRede.

Desde que iniciada a rota, em outubro, até dezembro eram seis voos semanas, de domingo a sexta-feira. Em nota, a Azul informou que realizou ‘um ajuste de malha’ nos meses de fevereiro e março, não operando os voos nas terças e quartas-feiras. Agora, a partir do próximo mês, as operações nas terças serão retomadas, não havendo, porém, até o final deste semestre, perspectiva de retorno da oferta dos voos durante os seis dias da semana, como era antes.

“As operações às quartas-feiras, permanecerão temporariamente suspensas até o dia 28/06”, informou a companhia aérea, em nota ao portal aRede e ao Jornal da Manhã.

Positiva

O Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, vê de forma positiva esse retorno dos voos na terça, e explica que houve a redução da necessidade da Azul atender outros voos nesta época de alta temporada em algumas regiões.

“A Companhia vem retomando a demanda que já atendia. No primeiro trimestre eles priorizaram os aeroportos do nordeste. Além disso, eles empresaram aeronaves para outra companhia e agora estão retomando, já que eles fizeram aberturas de rotas regionais e a procura tem surpreendido”, esclarece.

Carbonar destaca que, em fevereiro, o aeroporto atingiu a marca de 10 mil passageiros transportados e, com isso, está otimista com a retomada dos voos nas quartas, também, a partir do segundo semestre. “Temos dado demanda e mostrado que Ponta Grossa é mais uma oportunidade boa para eles. Então acredito que haverá o retorno nas quartas, porque estávamos com demanda. Nossa parte, de realizar melhorias na infraestrutura, estamos fazendo”, completa. 

Os voos nos fins de semana seguem mantidos nos domingos, nos mesmos horários desde que iniciados: saem às 9 horas de Campinas e chegam em Ponta Grossa às 10h20; e decolam de Ponta Grossa às 10h45 para aterrissar em Viracopos ao meio-dia. 

Instrumentalização do aeroporto será iniciada em abril

A instrumentalização do Aeroporto Santana começará nos próximos dias. Nesta terça-feira, o município entrega, à empresa vencedora da licitação (Betel), a ordem de serviço para fazer a instalação dos aparelhos necessários.

“Nesta terça entrego a ordem e assim eles estão aptos para começar. O prazo para a conclusão será de 120 dias, o que dá quatro meses”, completa Carbonar. Assim, o secretário acredita que, com o início das obras já em abril, o aeroporto esteja apto a realizar os voos por instrumentos já para o início do segundo semestre deste ano, impedindo eventuais imprevistos aos passageiros da transferência do voo para outro aeroporto (em especial o Afonso Pena) em função de condições climáticas adversas.