Política

Sandro anuncia mais um passo para instalação do Graer em PG

Ponta Grossa avança para conseguir a instalação de uma base do Grupamento Aeropolicial de Resgate Aéreo (GRAER), do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) da Polícia Militar do Paraná. O anúncio foi feito pelo deputado federal Sandro Alex (PSD). Nesta terça-feira (21), o parlamentar acompanhou o comandante do BPMOA, tenente-coronel Adonis, em reuniões nos ministérios da Saúde e da Justiça, com o intuito de conseguir recursos para subsidiar os serviços do Graer na cidade, que irá atender toda a região dos Campos Gerais.

Sandro enfatiza que ficou comprovado nas reuniões a viabilidade técnica para Ponta Grossa receber o Graer. Ele explica que a posição geográfica estratégica do Município, aliado ao fato de a cidade possuir uma sede do Comando Regional da PM, na figura do comandante João Jorge, e também pelo funcionamento do Hospital Regional, credenciam Ponta Grossa a receber o Graer. Outro ponto que possibilita a instalação é a colocação em funcionamento do Aeroporto Sant’Ana pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS), já que o Graer precisa de um hangar permanente para usar como base.

Parceria

O deputado ressalta também a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, através do secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, para viabilizar os serviços médicos via Samu. Caputo deu sinal verde para a locação da aeronave, dentro das possibilidades financeiras do Estado, a pedido dos deputados estaduais Plauto Miró (DEM) e Hussein Bakri (PSD).

“Agora, em Brasília, damos mais um passo para a conquista do Graer, que é o apoio do Governo Federal para o custeio dos serviços. Uma vez que o Graer esteja em funcionamento, será possível conseguirmos convênios com o Ministério da Saúde e quem sabe também Ministério da Justiça, no valor de até R$ 100 mil reais para custear médicos e insumos”, ressalta Sandro.

Multifunção

Sandro destaca ainda que o Graer terá uma missão multifunção, pois além da questão do atendimento em saúde, vai operar também na segurança – pode acompanhar operações e apoio tático -, na defesa civil, em caso de calamidade ou urgência, e na área ambiental, nos casos de incêndios.

“Quero cumprimentar o Estado pela parceria com a Prefeitura. O prefeito Marcelo Rangel por colocar o aeroporto em funcionamento e disponibilizar os serviços do SAMU para o Graer. Agora, me somo no esforço para Ponta Grossa ser sede do Graer para os Campos Gerais. Para chegar em qualquer cidade da região em poucos minutos. Trata-se de um ganho gigantesco para toda região”, finaliza.

Confira outros Posts