Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 15/03/2017

Controle biométrico nas escolas tem aceitação dos vereadores, mas sai da votação para receber emenda

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Controle biométrico nas escolas tem aceitação dos vereadores, mas sai da votação para receber emenda

[caption id="attachment_19540" align="alignright" width="459"] Foto: Arquivo do Doc[/caption]

Principal assunto da pauta de votação, o projeto que implanta o controle biométrico dos alunos na rede municipal de ensino de Ponta Grossa acabou saindo para vistas por três dias na sessão desta quarta-feira (15) na Câmara. De autoria do ex-vereador Alysson Zampieri (SD), o projeto será alvo de uma reunião nos próximos dias entre o vereador Ricardo Zampieri (SD) - irmão do autor, a presidente da Comissão de Educação, Professora Rose (PSB), e a secretária de Educação, Esméria Saveli, para discutir adequações na proposta.

Debate produtivo

Durante o debate desta quarta sobre o projeto, os vereadores foram unânimes no entendimento de que a medida irá aumentar a segurança dos alunos da rede municipal. Entretanto, duas questões deverão ser modificadas, já que a matéria recebeu parecer contrário da Comissão de Educação em virtude delas. Uma é em relação à abrangência do sistema biométrico e a outra acerca do tempo para implantação, tendo em vista o investimento necessário para aquisição e instalação dos aparelhos. Estima-se que cada escola precisará de R$ 3,6 mil para instalar o sistema.

Emenda

Dessa forma, segundo Ricardo Zampieri, uma emenda deverá ser feita no sentido de retirar da abrangência do projeto os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), já que são crianças entre 0 e 5 anos que geralmente são levadas pelos pais. Assim, o projeto ficará concentrado nos alunos a partir do ensino fundamental, com crianças entre 6 e 10 anos. Essas crianças maiores nem sempre vão com os pais (vão de transporte pago ou com conhecidos), que passarão a ser informados por SMS no celular em caso de ausência do filho nas aulas.

O projeto estabelece um prazo de 180 dias a partir da publicação da lei para o Governo Municipal implantar o sistema biométrico. O entendimento é de que esse prazo deve ser maior, permitindo uma implantação gradativa nas escolas municipais. Uma emenda com essas duas modificações deverá ser apresentada antes da votação da matéria em plenário.

Veja o que disse o vereador Ricardo Zampieri acerca do projeto do irmão, o ex-vereador Alysson Zampieri: