Política

Prefeitura busca viabilizar investimento de R$ 8 milhões em mobilidade na região central

O final deste mês poderá ser decisivo para investimentos pesados por parte da Prefeitura de Ponta Grossa em mobilidade urbana na região central do Município. O aporte pode chegar a R$ 8 milhões oriundos do Programa Paranacidade ou, a nível federal, do próprio Ministério das Cidades. As informações são do Portal aRede.

Durante três dias – 28, 29 e 30 – o tráfego de ônibus do transporte coletivo pela Avenida Vicente Machado será transferido para a Rua do Rosário. “Faremos um grande teste. Pretendemos criar uma canaleta exclusiva para ônibus nesta via. Estudos realizados pelos nossos engenheiros mostram que isso é possível e que poderá trazer inúmeros ganhos para pedestres e motoristas. Todavia, para uma mudança efetiva, o investimento é alto, principalmente em pavimentação. Por isso, precisamos nos cercar de que essas medidas trarão benefícios positivos. Nossa intenção é melhorar a trafegabilidade pela região”, explicou Rangel.

Procurada pela equipe de reportagem, a Viação Campos Gerais (VCG), por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que ainda não foi oficiada sobre o assunto.

Balduíno Taques

A ideia do prefeito é que, em um segundo momento, as modificações atinjam a Rua Balduíno Taques, chegando a Rua Catão Monclaro. “O acesso dos ônibus ao Terminal Central seria por essa via, que hoje é contramão”, antecipou. A decisão influenciaria ainda na saída dos ônibus. “Nesse sentido, o projeto contemplaria a Rua Tenente Hinon Silva. O local também receberia investimentos como, por exemplo, em iluminação, buscando contornar outro grave problema da cidade: o tráfico de entorpecentes na área central”, comentou.

Rangel defendeu que essas medidas são importantíssimas dentro do seu governo, pois para ele mobilidade urbana é algo essencial. “Avançamos muito nesse sentido nos últimos quatro anos e devemos evoluir ainda mais. Tínhamos situações difíceis de resolver, mas que mesmo assim conseguimos dar vazão e fluxo”, finalizou.  

Sindicato aprova proposta

Mesmo alegando não ter competência sobre o assunto, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros de Ponta Grossa (Sintropas), por meio do seu presidente Luis Carlos de Oliveira, comemorou a proposta. “No primeiro trimestre do ano passado nós já havíamos encaminhado ao Legislativo um projeto semelhante. A sugestão era a retirada das vagas de estacionamento da Vicente Machado e a criação de uma faixa exclusiva para os ônibus. Esse tipo de alteração será bem-vindo”, concluiu.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts