Política

Prefeitura e Faculdade renovam parceria para qualificação profissional

Foi assinada na tarde desta sexta-feira (03) a renovação da parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, e a Faculdade San’Ana, para a realização de cursos profissionalizantes. Os cursos acontecem na sede da Agência do Trabalhador e são ministrados para pessoas que estão a espera de atendimento. Este é o terceiro ano da parceria. A solenidade ocorreu no gabinete do secretário da pasta, Paulo Henrique Carbonar.

Projeto

A parceria acontece dentro do Projeto “Sant’Ana Mais Emprego”, para realização de cursos profissionalizantes e envolve o Bacharelado em Secretariado Executivo da Faculdade. A partir do que foi acordado, serão realizados cursos rápidos para os trabalhadores. A Agência do Trabalhador concede espaço e estrutura para a realização das atividades.

A Secretaria deve promover a divulgação e inscrições dos candidatos, além de fornecer os certificados para os alunos. Os materiais didáticos serão providenciados pela faculdade. Os temas são disponibilizados e trabalhados pelo Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo da Faculdade.

Inserção

Para a coordenadora do curso, professora Tânia Mara Daver Santos, a parceria é de grande importância, uma vez que é uma primeira inserção dos alunos no mercado de trabalho, sendo que no atendimento às pessoas, eles também ampliam contatos.

Além disso, os acadêmicos desenvolvem a prática da oralidade, sem contar que o curso ganha reconhecimento da comunidade pela parceria. Para o trabalhador, segundo avaliação do secretário Paulo Henrique Carbonar, os cursos são de grande importância, uma vez que melhoram a autoestima e autoconfiança. Isso fará diferença na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Cursos

Todos os cursos, que tem duração de duas a três horas, em média, são gratuitos. Em princípio estão definidos pelo menos 10 cursos, como Elaboração de Curriculum, Entrevista de Emprego, Como manter seu Emprego, Economia e Administração Financeira, Noções de Direito do Consumidor e Administração do Tempo\Orçamento Doméstico.

Parceria

A diretora do Colégio e Faculdade Sant’Ana, irmã Maria Aluisia Rhoden, acredita que uma faculdade só tem razão de ser se atende ao mercado e neste sentido torna-se importante o melhor preparo dos acadêmicos, principalmente com atividades práticas. Ela lembra que a Faculdade Sant’Ana tem mantido diferentes parcerias com a Prefeitura no sentido de atender demandas de diferentes atividades. 

Agora, em 2017, segundo o diretor de Qualificação Profissional da Secretaria, Victor Hugo de Oliveira, a meta é dobrar o número de pessoas atendidas pelo projeto. Em 2016 foram qualificados 4.193 trabalhadores. Desse total, 3.358 fazem parte da parceria com a Faculdade Sant’Ana.

Mais de 7 mil

Nos três anos de vigência das atividades, já são mais de 7 mil trabalhadores qualificados. Outro objetivo proposto para este ano é levar tais cursos também para os bairros, facilitando, assim, o acesso dos trabalhadores (Fonte: PMPG)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts