Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Política 06/02/2017

Governo quer saber posicionamento dos vereadores de PG: situação, oposição ou independentes

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_21128" align="alignnone" width="600"] Foto: José Aldinan/Câmara[/caption]

O Governo de Ponta Grossa espera ver bem claro qual será o posicionamento de cada um dos 23 vereadores da cidade. Se vão ser situação, oposição ou independentes ao longo do mandato. A ideia é saber quem é quem no mapa político e assim definir o tratamento a ser despendido a cada um. O Governo também considera ser importante para a população saber como pretendem atuar os parlamentares. Esse posicionamento público poderá ser feito através de discurso na Câmara ou por meio de manifestações em meios de comunicação.

Teoria x prática

Na teoria, o prefeito Marcelo Rangel tem a maioria na Câmara, a se considerar os parlamentares eleitos pelos partidos que integraram a coligação que conseguiu a reeleição. Porém, na prática essa maioria não funcionou, ao menos na única sessão extraordinária realizada em janeiro. O plenário rejeitou ou deixou de votar matérias do Executivo da reforma administrativa.

Procurado

Rangel tem sido bastante procurado por vereadores depois que retornou das férias na semana passada. Muitos querem um espaço para participação no Governo, através da indicação de pessoas para ocupar os cargos em comissão. Entretanto, o prefeito quer saber como vão agir diante das demandas a serem levadas à Câmara.

Vestir a camisa

Basicamente, Rangel espera ter as claras se os vereadores da base vão ou não vestir a camisa do Governo. Assim, terão o bônus de participar da administração, mas deverão lidar com o ônus de votar com o Governo em assuntos mais polêmicos, que nem sempre agradam a opinião pública, mas que são considerados relevantes pelo alcaide para a execução do seu segundo mandato.

Voltou diferente

Pessoas próximas de Rangel comentam que o prefeito voltou diferente depois dos dias em férias. Segundo consta, ele tem adotado uma posição mais crítica em relação à equipe de Governo e no relacionamento político. Um estilo que deve ser levado adiante nesse segundo mandato.