Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Política 01/02/2017

Mesa Executiva da Assembleia é empossada com Plauto Miró na Primeira Secretaria

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_21045" align="alignright" width="437"] Mesa Diretora eleita para o biênio de 2017-2018 | Foto: Pedro de Oliveira/Alep[/caption]

A nova Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para o biênio 2017-2018 foi empossada nesta quarta-feira (1º), durante sessão solene especial realizada no Plenário da Casa, conforme determina o artigo 5º do novo Regimento Interno da Alep. Na ocasião foram instalados os trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura.

O presidente Ademar Traiano (PSDB), que foi reconduzido ao cargo, destacou a confiança dos demais parlamentares para que continue exercendo a função e disse que seguirá trabalhando para honrar essa confiança e para que o Poder Legislativo estadual permaneça no caminho da transparência, dando a mais efetiva contribuição para o desenvolvimento do Paraná.

“Deputados e deputadas, confio em vocês e vocês me confiam a direção desta Casa, que tem um projeto que não é só meu, mas de todos nós: que é contribuir com parte substancial para o desenvolvimento do Paraná, para mantê-lo no caminho do crescimento contínuo e na marcha segura da redução gradual das desigualdades, com o apoio de todos os deputados e a valorosa contribuição dos servidores desta Casa”, destacou Traiano.

Expectativa

O presidente Traiano também discorreu sobre as expectativas para os próximos dois anos de gestão, que considera um desafio tão grande quanto os dois anos de seu primeiro mandato à frente do Legislativo.

“Precisamos ter coragem para enfrentar qualquer situação, mesmo que ela nos assuste. Temos que acreditar nas potencialidades do nosso estado, no poder de recuperação da economia e, mais do que nunca, fazer com que a Assembleia, através dos parlamentares, seja parte integrante da sustentabilidade de tudo o que for de interesse do nosso estado”, destacou.

“Com esse objetivo é que nós vamos exercer nosso segundo mandato, mas espero contar com a colaboração de todos os parlamentares, da sociedade organizada, para fazer com que o Paraná esteja em situação de vanguarda em relação aos demais estados”, completou.

[caption id="attachment_21046" align="alignleft" width="450"] Foto: Brunno Zotto[/caption]

Administração

O 1º secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), também foi reconduzido ao cargo. Plauto disse que a responsabilidade de administrar a Assembleia é grande e que os avanços dos últimos anos, como a transparência e informatização da gestão, contribuíram para que a Assembleia do Paraná se tornasse referência para os outros Legislativos do país.

“Conseguimos colocar o Legislativo paranaense em destaque nacional. Somos um exemplo para os demais estados. Sabemos que há muito para fazer e é por isso que vamos continuar firmes na proposta de tornar a Assembleia Legislativa do Paraná uma referência em gestão”.

Preparado

Já o 2º secretário, deputados Jonas Guimarães (PSB), assume o cargo pela primeira vez. Na Mesa anterior, Jonas era o 1º vice-presidente, e disse que, apesar da diferença entre as funções, está preparado para contribuir com o processo de gerenciamento do Legislativo. “É com muita responsabilidade e consciência de fazer um bom trabalho que assumo a 2ª Secretaria e faço parte da administração da Assembleia. Temos uma boa assessoria para corresponder às necessidades dos deputados e da Assembleia, como um todo”.

Ao encerrar a solenidade, o presidente Traiano convocou os parlamentares para a sessão plenária da próxima segunda-feira (6), quando será lida a mensagem e o plano de governo do Poder Executivo, expondo a situação econômica e administrativa do Estado, em cumprimento ao artigo 87, inciso X, da Constituição do Estado.

[caption id="attachment_21049" align="alignright" width="450"] Mesa composta pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), primeiro secretário deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), segundo secretário deputado Jonas Guimarães (PSB) e demais autoridades convidadas | Foto: Pedro de Oliveira/Alep[/caption]

Presença

A solenidade contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, representando o governador Beto Richa (PSDB); do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Vasconcelos; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Durval Amaral; do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSDB), representando o prefeito Rafael Greca (PMN); do presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB); do procurador geral de Justiça, Ivonei Sfoggia; do defensor público geral, Sérgio Parigot de Souza; prefeitos, vereadores e demais autoridades.

A sessão solene de posse da Mesa Diretora foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia, pelo Facebook e também pelo site da Alep.

A nova Mesa Diretora, eleita ainda em 17 de outubro de 2016, ficou constituída da seguinte forma:

Presidente: deputado Ademar Traiano (PSDB)

1º Vice-presidente: deputado Guto Silva (PSD)

2º Vice-presidente: deputado André Bueno (PSDB)

3º Vice-presidente: deputado Gilberto Ribeiro (PRB)

1º Secretário: deputado Plauto Miró Guimarães (DEM)

2º Secretário: deputado Jonas Guimarães (PSB)

3º Secretário: deputado Wilmar Reichembach (PSC)

4º Secretário: deputado José Carlos Schiavinato (PP)

5º Secretário: deputado Adelino Ribeiro (PSL)