Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 06/01/2017

Prefeitura assume administração turística do Parque de Vila Velha

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

rangel-vila-velhaA Prefeitura de Ponta Grossa e o Governo do Estado irão firmar parceria para a exploração do uso de atendimento ao público no Parque Estadual de Vila Velha. A decisão do Município foi tomada em reunião com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Paraná Turismo, nessa sexta-feira (6).

O Município irá participar do atendimento ao público com monitores e guias turísticos, realização de novos atrativos, comunicação visual e marketing do Parque em parceria com o órgão ambiental, que continuará como responsável pela gestão da Unidade de Conservação. Demais atividades de conservação e manutenção do local continuarão sendo de responsabilidade do IAP.

“Minha reivindicação de assumir o Parque é visando fomentar o turismo, aumentando o fluxo de visitantes. Envolveremos os empresários, as indústrias e a população em defesa do desenvolvimento turístico na cidade de Ponta Grossa”, disse o prefeito Marcelo Rangel (PPS).

Parceria

A parceria, com os cronogramas e projeções, será oficializada no início de fevereiro. “O importante é que o Parque estará novamente inserido no contexto do município de Ponta Grossa, sendo cuidado e pensado pelas pessoas da cidade no qual ele faz parte. Afinal, só se preserva aquilo que se conhece e participa”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

Agora as instituições trabalham na formalização da parceria, com análises técnicas, jurídicas e econômicas. “Hoje, Ponta Grossa tem uma estrutura muito melhor que anos anteriores, disponibilizando uma rede gastronômica aos visitantes e fazendo com que eles cheguem mais rápido até a cidade através do aeroporto ”, afirmou Rangel.

Lagoa Dourada e Furnas

Além da parceria, o presidente do IAP também garantiu na reunião que a visitação na Lagoa Dourada e Furnas deverá voltar a ocorrer na segunda quinzena de janeiro. “Estamos providenciando a ajuda de mais motoristas do Estado para os ônibus levarem os turistas até esses locais e reabrir os passeios e não prejudicar os turistas que forem até o parque”, afirmou Tarcísio.

Rangel ainda destacou que pretende elaborar eventos corporativos no Parque, abrir espaço para eventos ecumênicos da igreja e firmar parceria com agências de turismo do país. “Teremos um leque de possibilidades para serem trabalhadas, entre elas estudaremos gastronomia, festivais culturais e musicais e novos atrativos dentro do próprio Parque, como o balonismo”, destaca o prefeito. Rangel afirmou que no início da próxima semana levará a proposta para a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).

Números

De acordo com relatório apresentado pela Paraná Projetos, no primeiro semestre de 2016 mais de 31 mil pessoas visitaram o Parque Estadual de Vila Velha. Nesse período, o local recebeu visitantes de 43 países, sendo a maioria dos visitantes do Brasil.

Entre os cerca de 30 mil brasileiros, 22 mil são do Paraná e, destes, a maioria dos visitantes têm origem em Curitiba, Ponta Grossa ou Londrina. Entre os outros estados, grande parte veio de São Paulo (41%), Santa Catarina (26%) ou Rio Grande do Sul (10%). Já os estrangeiros vieram principalmente da Europa e, comparado com 2012, o número de visitantes de outros países cresceu 111%.

Vila VelhaParque

O Parque Estadual de Vila Velha tem como gestor o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tem mais de 3 mil hectares e diversas atrações, entre elas os Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada.

Na fauna do Parque já foram encontradas muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto. (Fonte: PMPG)