Política

Partidos ‘assediam’ secretários de Rangel em disputa por espaço político na Prefeitura de PG

Partidos PolíticosPassada a fase de composição da equipe do seu segundo governo, os novos secretários escolhidos pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS) já começam a ser ‘assediados’ por partidos políticos que querem contar com a presença deles em suas fileiras. O assédio faz parte da disputa partidária por espaço político dentro do Executivo, conforme informações obtidas pelo Blog do Doc.

Márcio Ferreira

Um dos mais assediados é o novo secretário de Serviços Públicos, Márcio Ferreira, que está filiado ao Pros, mas já recebeu sondagens de pelo menos cinco outras legendas: PSDB, PSD, PSB, PSC e PP. A Secretaria de Serviços Públicos vai tratar diretamente com a população nos bairros, na realização e manutenção de serviços básicos, o que deve proporcionar grande visibilidade ao trabalho, o que é sempre bem vindo às liderança partidárias.

Ricardo Linhares

O Pros conta ainda com o secretário de Administração, Ricardo Linhares. Outro que, a exemplo de Ferreira, foi sondado por várias legendas, entre elas PSDB, PSD, PSB e PP. Considerada umas das pastas com maior ‘poder’ dentro do Governo Municipal, a Administração também desperta o interesse dos partidos.

dino-schrutt

Dino Schrutt

O presidente da Prolar, Dino Schrutt, atualmente sem partido, desperta o interesse de PSDB, PTB e PSD. O trabalho desempenhado por ele na conquista de moradias populares para a cidade é muito bem visto no meio político, inclusive, em Curitiba e Brasília. Há quem diga que o interesse do PTB vem direto do presidente estadual da sigla, o deputado federal Alex Canziani.

Marco Macedo

O PTB e o PPS estão de olho na filiação do novo presidente da Fundação Municipal de Esportes, Marco Macedo. Ele já integrou as fileiras do PPS, chegando a ser presidente municipal do partido. Agora, poderá retornar. Entretanto, pelos lados do PTB, o próprio Alex Canziani teria ficado contente com a nomeação de Macedo para compor o governo e também pretende contar com ele no PTB.

Ivonei e Ciro Ribas

Outro assediado é o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira. O PMDB, DEM e o PPS articulam o reforço do secretário. Já o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), Ciro Ribas, é alvo do PP.

PPS

Na disputa partidária por espaço político no governo, o PPS, legenda do prefeito Marcelo Rangel, ficou com uma das principais secretarias, a Educação, com a permanência da professora Esméria Saveli. Ainda em relação ao PPS, a iminente ida do vereador Maurício Silva (PSB) para a Secretaria de Governo, abrirá espaço para que Rogério Mioduski (PPS) assuma o mandato de vereador na Câmara. Com Mioduski, o partido terá a maior bancada da Casa, junto com Dr. Zeca e Rudolf Polaco.

PV

Em relação ao PV, a legenda deve ficar com uma importante diretoria dentro da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. O ex-gerente da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, Victor Hugo Oliveira, será o diretor de Qualificação Profissional.

john-elvisPRB na Agência do Trabalhador

Por falar em Agência do Trabalhador, o PRB não abre mão de comandá-la, e o prefeito já deu mostras a pessoas próximas de que pretende manter John Elvis Ramalho à frente das ações neste governo. John Elvis está no comando dos trabalhos desde o primeiro semestre de 2016, quando substituiu Rudolf Polaco, que saiu para ser candidato a vereador.

Rangel teria confidenciado que ficou satisfeito com a condução dada por John Elvis à Agência, que terminou o ano com superávit financeiro e saldo positivo na geração de empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

‘Galinha dos ovos’

A Agência do Trabalhador é vista como a ‘galinha dos ovos’ pelos partidos, diante da boa votação alcançada em eleições para vereador por quem comandou a gerência. Foi assim com Antônio Laroca Neto, em 2012, e com Rudolf Polaco, em 2016. Sem falar que Victor Hugo Oliveira, que esteve como gerente durante boa parte do governo anterior, ficou na suplência do PV na Câmara.

Confira outros Posts