Política

Ruiter Cordeiro vai ser o Corregedor Geral do Município

RuiterJá está definido quem será o responsável por comandar o trabalho da Corregedoria Geral do Município, que vai ser criada no segundo mandato do prefeito Marcelo Rangel (PPS). Trata-se do advogado José Ruiter Cordeiro. Caberá ao corregedor fazer um trabalho anti-corrupção dentro do Executivo Municipal, trabalhando com estrutura própria e em parceria com o Ministério Público e Controladoria Geral. O objetivo é aumentar a fiscalização e dar maior transparência aos atos da Prefeitura. A Corregedoria também vai contar com um conselho formado por entidades, como o Observatório Social.

Experiência

Ruiter foi escolhido pelo prefeito por ser um homem que tem fé pública, com idoneidade inabalada ao longo dos seus quase 70 anos. Além disso, acumula a experiência de já ter sido vereador (1983-1987) e passado por cargos como chefe de gabinete do ex-prefeito Paulo Cunha Nascimento, e secretário de Governo, Administração e Negócios Jurídicos e Procurador Geral no Governo Wosgrau. Também tem forte atuação em meio a entidades filantrópicas.

Um dos fundadores do PSDB em Ponta Grossa, Ruiter é atualmente secretário de Recursos Humanos. Com a saída dele, tal Secretaria será incorporada à Secretaria de Administração, que ficará Secretaria de Administração e Recursos Humanos.

Prevenção e fiscalização

 

“Será um trabalho de prevenção e de fiscalização, de todos os atos do governo, incluindo contratos, processos e licitações. A Corregedoria Geral vai trabalhar em conjunto com a Controladoria, a Procuradoria e o Ministério Público”, disse Rangel na oportunidade em que anunciou a criação da Corregedoria (ver matéria).

Entre as funções da Corregedoria Geral estará analisar denúncias ocorridas na Câmara. “O corregedor geral vai trabalhar na averiguação de questões levantadas pela Câmara, pela imprensa e pelo Ministério Público”, ressalta Rangel.

Projeto

Ponta Grossa deve ser a primeira cidade do país a contar com uma iniciativa neste sentido. A criação da Corregedoria Geral deverá passar pela aprovação dos vereadores. O projeto será enviado ao Legislativo assim que estiver concluído.

1 Comment
  1. izaias da cunha 4 anos ago
    Reply

    Parabéns amigo Ruiter. Tenho certeza que Ponta Grossa terá um grande corregedor pois com a sua ética e trabalho de primeira qualidade fará com que a nossa cidade seja muito bem representada. Qualidade, experiência, espírito de luta e muita força de vontade sei que tem para levar a nossa cidade a um patamar de primeiríssima qualidade na sua representatividade. Um forte abraço e Deus ilumine sempre a sua vida.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts