Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 14/12/2016

Aterro do Botuquara começa a operar com a quinta célula

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

aterro-quinta-celulaA quinta célula do Aterro Controlado do Botuquara já está em funcionamento. Com isso, a remoção dos resíduos da área de transbordo foi liberada e já teve início. Até que fossem concluídos os serviços de terraplanagem, drenagem e impermeabilização do local da nova célula, os resíduos estavam sendo depositados provisoriamente na área de transbordo.

Agora, este material já está sendo retirado de lá e transferido em definitivo para a nova célula. Estas áreas que até então eram usadas como transbordo devem passar posteriormente por um processo de recuperação da camada vegetal, através do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), já aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Seguir atuando

“A remoção da área de transbordo já está sendo efetuada e ela vai ser totalmente desfeita do local. Com a quinta célula em funcionamento, o aterro conta com as adaptações necessárias para seguir atuando, conforme as exigências do Ministério Público, até o encerramento das operações”, explica a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Tuma Hilgemberg. A quinta célula possui área de aproximadamente 22 mil metros quadrados, com investimento para instalação de cerca de R$ 1 milhão.

“Estamos dentro de todas as adequações solicitadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e seguindo todas as exigências do RIMA [Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente]. Nosso aterro está pronto para ser licenciado, para deixar de ser um aterro controlado e passar a ser aterro sanitário”, adianta a secretária, que já solicitou o licenciamento.

Usina

Além disso, os resíduos produzidos pelos moradores de Ponta Grossa e região podem ter um destino diferente a partir do próximo ano, com a implementação de uma usina de tratamento, que pode garantir o aproveitamento total destes materiais, na geração de energia, de renda e até subprodutos. A previsão é que a construção da usina tenha início no mês de março do próximo ano. (Fonte: PMPG)