Política

Pé no freio: Paraná vai aderir ao pacto nacional de ajuste fiscal

Palestra da Secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vitali Jane Vescovi, durante o Encontro de Lideres Políticos – Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná. Foz do Iguaçu, 02- 12-16. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Palestra da Secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vitali Jane Vescovi, durante o Encontro de Lideres Políticos – Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná | Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

O governador Beto Richa (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (02), em Foz do Iguaçu, a adesão do Paraná ao pacto nacional para o equilíbrio das contas públicas. Trata-se de um acordo firmado entre Estados e a União que estabelece uma série de princípios e compromissos para a redução das despesas do setor público.

“O Paraná já deu exemplo para o Brasil ao se antecipar à crise e fazer seu ajuste fiscal. Agora, damos mais esta contribuição ao País. Defendemos que todas as instâncias de governo devem se adequar a uma nova realidade”, disse Richa durante reunião com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, que fez palestra no encontro de prefeitos paranaenses, em Foz.

Correção de rota

Ana Paula, que foi secretária da Fazenda do Espírito Santo, reconheceu o trabalho feito no Paraná para manter as contas em equilíbrio e destacou que o Estado está com seu processo de ajuste bastante avançado em relação aos demais estados brasileiros. “O Paraná fez a correção de rota no tempo certo e isso deixou o Estado em pé, mas não sem custos políticos”, disse ela.

A secretária do Tesouro afirmou que o novo pacto nacional é importante para reduzir o déficit das contas públicas. Segundo ela, o governo federal não pretende elevar a carga tributária e o caminho mais adequado para enfrentar as dificuldades de caixa são medidas de contenção de gastos de médio e longo prazos. “O desafio é instituir uma nova disciplina para os gastos públicos. Para isso temos que ter um diálogo franco com a sociedade”, afirmou Ana Paula. (Fonte: ANPr)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts